Colunistas do UOL opinam sobre quem ganhou debate
Se o discurso colava num confronto com um Biden confuso e debilitado pela idade, ficou patético diante de Kamala. Trump tem 78 anos, Kamala, 59 anos.
A democrata estava evidentemente bem treinada. Ela forçou um aperto de mão logo no início do debate, uma civilidade que Trump recusava desde Hillary Clinton – afinal faz parte de seu personagem.
Enquanto Trump evitava olhar para a adversária, ela aproveitava as divisões de tela para encará-lo e para um riso debochado. Conseguiu colocar o republicano como um extremista maluco de uma forma que nem Biden, nem Hillary Clinton, alcançaram.
Não parece haver dúvidas de que Kamala Harris se saiu muito melhor no debate. Respostas mais consistentes, propostas mais claras e apresentando propostas. Donald Trump por diversas vezes ficou acuado, sobretudo nas duas questões finais, que abordavam raça e sobre o Obamacare.
Além de não ter nada a dizer, Trump tergiversou com sua proposta que nem ele mesmo soube dizer como era, porque ele ainda estava “estudando”. Kamala usou o seu dom de enquadrar debatedores, ao lembrar Donald Trump de que ele não estava concorrendo mais com Biden, mas com ela, todas as vezes que ele atacou o presidente.
Kamala patinou levemente nas abordagens sobre imigração, economia e na pergunta sobre suas mudanças de posições. Mas, mesmo aqui, ela o fez enfrentando a pergunta. Trump recorreu insistentemente ao discurso do medo, sobretudo dos imigrantes. Num estilo “esticar a corda”, ele continuou mentindo várias vezes, inventou dados, números, como sempre.
Post Comment