Hospital de Clínicas promove iniciativas para valorização da vida pelo Setembro Amarelo
Programação reuniu profissionais para discutir estratégias de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental no âmbito social e profissional
Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), referência em psiquiatria, promoveu na tarde desta terça-feira (10) uma mesa redonda com o tema “Prevenção ao Suicídio no Território: por uma abordagem psicossocial”. O evento, realizado no Auditório Dr. Ronaldo de Araújo, no HC, foi destinado a estudantes e profissionais da saúde.
Durante a programação, foram discutidas questões cruciais para o enfrentamento do suicídio, como a “Abordagem psicossocial na prevenção ao suicídio”, “Vidas abreviadas: o olhar dos profissionais de saúde sobre o suicídio dos jovens e sua prevenção” e “Avanços e Desafios na valorização da vida”.
Segundo o psicólogo Rodolfo Valentin, representante do HC e um dos palestrantes, “é necessário fazer uma discussão que possa qualificar o profissional da saúde pública na sua interação com os demais profissionais de uma rede mais complexa, que envolve assistente social, o campo dos direitos humanos, geração de emprego e renda, para que se possa sair dessa perspectiva de que o suicídio é uma questão exclusivamente da saúde pública”, explicou.
“(…) Tem a ver com várias determinações sociais sobre moradia, desemprego, violências múltiplas que se sofre, por exemplo na escola como racismo, homofobia, sexismo. Há uma discussão nossa nesse sentido de nos qualificar como profissionais do campo da saúde, mas numa visão de totalidade do que determina o suicídio e sua prevenção e ver a possibilidade de articular com esses demais dispositivos numa rede mais ampla de cuidado”, complementou o psicólogo.
A professora e assistente social Marilda Moares, também palestrante no evento, ressaltou a necessidade de falar sobre o assunto entre profissionais da saúde que tem lidado com o tema e não encontram espaço de debate. “Esse espaço de discussão que nós tivemos aqui contribui para a gente compreender minimamente algumas situações e pensar em possibilidades de prevenção, de rompimento desse pacto de silêncio em torno do suicídio que a gente sabe que existe, porque as pessoas não querem falar sobre isso e abrir espaço aqui pra gente falar, ouvir os profissionais, é fundamental pra gente avançar na perspectiva da atenção e na prevenção do suicídio”, explicou a profissional.
Além da mesa redonda, o novo Serviço de Ambulatório Médico do HC também realizou uma programação alusiva ao Setembro Amarelo, voltada para os servidores e usuários do serviço. Em parceria com acadêmicos do 8º período do curso de graduação em enfermagem de uma universidade particular, o evento contou com palestras e um show de mágica. A atividade, conduzida na sala de espera sob a orientação da equipe de serviço social do ambulatório, teve como objetivo proporcionar um momento de descontração e conscientização sobre a importância da saúde mental.
As atividades marcaram o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro, reforçando o compromisso do Hospital de Clínicas em promover ações que estimulem a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental.
Serviço:
O Hospital das Clínicas divulga canais para a busca de ajuda na promoção da saúde: o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que funciona todos os dias, 24h.
Post Comment