Air fryer: erros mais comuns ao usar a fritadeira – 28/09/2024 – Tudo + um pouco

Eletrodoméstico queridinho dos brasileiros, a air fryer prepara os alimentos por meio da circulação de ar quente, sem a necessidade de óleo. Com isso, é possível fazer receitas práticas, rápidas e, muitas vezes, mais saudáveis.

Mas, para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do equipamento, é importante seguir as instruções de uso. A seguir, veja cinco erros comuns ao utilizar a fritadeira elétrica e como evitá-los.

1. Não fazer a cura antes do primeiro uso

Ao comprar uma fritadeira elétrica com cesto antiaderente, deve-se realizar o processo de cura antes de utilizar o equipamento pela primeira vez. “Isso é imprescindível para que a durabilidade do antiaderente seja maior”, explica a cozinheira Bruna Hermogenes, conhecida nas redes sociais como a “rainha da air fryer”.

Veja o passo a passo:

  • Lave o cesto com uma esponja macia e detergente neutro;

  • Com ele seco, use um papel toalha ou um pincel culinário para passar óleo de cozinha em toda a superfície antiaderente;

  • Aqueça o cesto na air fryer por cinco minutos a 200ºC;

  • Ao fim desse tempo, espere que o compartimento volte à temperatura ambiente;

  • Lave novamente com detergente e esponja macia.

Feito isso, o equipamento estará pronto para o uso.

Se você se deu conta de que nunca fez esse processo, faça agora. Mas, claro, que a eficácia não será a mesma. “Quanto antes, melhor”, reforça a cozinheira.

2. Usar um adaptador para ligar o aparelho à tomada

Não é indicado utilizar adaptadores para conectar aparelhos de alta potência à rede elétrica, como é o caso da fritadeira elétrica. O equipamento deve ser ligado diretamente à tomada, orienta a Mondial, marca que tem em seu portfólio 15 modelos de air fryers. Caso contrário, há risco de superaquecimento do adaptador, o que pode, por exemplo, danificar o plugue do aparelho e a tomada.

Há quem goste de proteger todo o cesto da air fryer com uma forma de silicone, com o intuito de facilitar a limpeza do equipamento. Mas, para a maioria dos modelos, isso não é indicado, porque atrapalha a circulação do ar dentro do aparelho.

“O preparo não fica tão bom, demora muito mais. A gente perde a praticidade que é cozinhar numa air fryer: a agilidade, a rapidez, a crocância do alimento”, diz Bruna Hermogenes. “Isso não quer dizer que não dá para usar silicone. Eu mesma uso forminhas de muffin, mas elas ocupam um espaço muito menor do que as formas feitas para o cesto completo.”

De acordo com a Mondial, formas de silicone, refratárias ou de qualquer outro material que suporte temperaturas acima de 200ºC podem ser utilizadas nas fritadeiras elétricas, desde que não obstruam a circulação interna de ar.

Também não se deve cobrir todo o fundo do cesto com papel-manteiga ou papel-alumínio. Esses itens podem ser usados desde que estejam presos ao alimento ou à forma utilizada, sem o risco de alcançarem a resistência interna durante o funcionamento do aparelho.

4. Errar na hora de limpar o equipamento

Muita gente busca receitas na internet para limpar air fryer de um jeito mais fácil, mas isso pode acabar danificando o aparelho ao longo do tempo, alerta Bruna Hermogenes.

Há quem indique, por exemplo, ligar a fritadeira elétrica com água e produtos como bicarbonato de sódio, vinagre e detergente. “Isso vai levar à degradação da air fryer. Às vezes, na ânsia para limpar mais rápido, a pessoa começa a fazer coisas que deixam a air fryer cada vez mais difícil de ser limpa”, diz a cozinheira.

O melhor jeito de higienizar o cesto e a cuba do equipamento é lavar com água, detergente neutro e esponja macia. Para preservar a antiaderência, é importante não colocar o compartimento ainda quente debaixo da água fria, para que não haja choque térmico. Veja o passo a passo da limpeza correta aqui.

5. Não verificar quais alimentos podem ser levados à air fryer

A recomendação é evitar folhas e hortaliças soltas, que podem entrar em contato com a resistência e danificar o aparelho. Além disso, alimentos que precisam ser submersos em água, como grãos, e enlatados não devem ser preparados no aparelho, segundo a Mondial.

Por isso, nunca leve uma lata de leite condensado à air fryer com o intuito de preparar doce de leite, como indicam receitas que viralizaram na internet nos últimos meses.

“Fazer isso é desafiar a física. Na air fryer, a chance de a lata explodir é muito grande. É uma irresponsabilidade ensinar uma coisa como essa”, afirma Bruna Hermogenes. Ela conta que recebeu diversos relatos de seguidoras contando que seus equipamentos explodiram ao tentarem seguir a receita divulgada na internet.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Post Comment

You May Have Missed