Construção de hospital, mais GCM e tarifa zero: as promessas dos candidatos nos debates do g1


g1 realizou debates e entrevistas com os candidatos a prefeito de 17 cidades regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Veja as promessas mais comuns. Construção de hospitais, ampliação de guardas civis metropolitanas e tarifa zero no transporte público estão entre os temas mais citados pelos 57 candidatos que participaram dos debates e entrevistas feitos pelo g1 em 17 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Para fazer o levantamento, o g1 analisou a íntegra dos 17 debates e entrevistas para extrair deles as promessas mais comuns, com auxílio de uma ferramenta de inteligência artificial.
Foram identificadas 356 promessas. Destas, 90 foram sobre saúde, 49 sobre segurança e 40 falam sobre propostas para a educação.
Entre os assuntos mais comuns estão:
Unidade de saúde;
Exames e consultas;
Guarda Civil Municipal (GCM);
Tarifa de transporte;
Creches e unidades de ensino.
Unidades de saúde
Durante os debates, os candidatos fizeram 57 promessas relacionadas a unidades de saúde. Entre as principais, está a construção de novos hospitais, citada 18 vezes por candidatos de 9 cidades.
Outro tema recorrente é a criação de unidades Poupatempo da Saúde, um centro de saúde inspirado no modelo de atendimento centralizado de serviços públicos criado em 1997 na gestão do então governador de São Paulo, Mario Covas (PSDB). A promessa foi feita seis vezes em cinco cidades diferentes, por candidatos dos partidos PSDB, PV, União Brasil, PL, PT e Republicanos.
Outro ponto abordado é a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), citado quatro vezes.
Construir hospitais: 18 vezes;
Poupatempo da saúde: 7 vezes;
Construir Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 4 vezes.
Exames e consultas
Dezenove candidatos de 11 cidades prometeram reduzir a fila de consultas e exames médicos – a promessa de zerar a fila aparece três vezes, em três cidades.
Um dos modelos propostos — que citado por três candidatos de PL e Podemos, em três cidades diferentes — é o de Corujão da Saúde que, na cidade de São Paulo, foi lançado em 2017 durante a gestão de João Doria (PSDB), e previa a realização de exames na rede privada, preferencialmente em horários noturnos.
Autismo
Promessas sobre acolhimento de pessoas com autismo foram citadas oito vezes durante os debates em 6 cidades. O tema foi abordado por candidatos de 6 partidos e a principal proposta foi construir ou investir em unidades de acolhimento e atendimento especializadas.
Guarda Civil
As guardas civis (conhecidas como GCMs) foram citadas em 17 promessas de candidatos de nove partidos — PL, PMB, PSB, PSDB, PSOL, PT, PV, Republicanos e União Brasil — em nove cidades.
Essas promessas trataram, em geral, de aumento de contingente (citada sete vezes) e mudanças e melhorias no funcionamento da corporação.
Tarifas de transporte
As promessas que contemplam tarifas de transportes foram citadas 16 vezes durante os debates em oito cidades por candidatos de oito partidos.
A mais recorrente é a tarifa zero, citada sete vezes nos debates de cinco cidades por candidatos de PL, Podemos, PSB, PT e União Brasil.
Tarifa zero: 7 vezes;
Reduzir o valor da passagem: 4 vezes;
Manter valor da passagem: 1 vez.
Creches
As creches foram citadas 14 vezes por candidatos de oito partidos de 10 cidades. Os principais temas são a adoção de tempo integral e construção de novas unidades, além de zerar as filas e criar creches noturnas.
Creches em tempo integral: 4 vezes;
Construir novas creches: 4 vezes;
Zerar filas das creches: 2 vezes;
Criar creches noturnas: 2 vezes;
Prolongar horário de funcionamento: 1 vez;
Fazer melhoria em creche: 1 vez.
Unidades de ensino
As promessas que tratam de unidades de ensino foram citadas 15 vezes durante os debates em 7 cidades. As propostas mais recorrentes foram a construção de novas unidades e a modernização e reforma das escolas existentes.
Construir e/ou criar unidades de ensino: 9 vezes;
Oferecer prática de esportes em escolas nos finais de semana: 1 vez;
Modernizar e/ou reformar escolas: 3 vezes;
Outras: 2 vezes.
Como o g1 fez o levantamento das promessas
O g1 organizou debates entre 57 candidatos a prefeito das 17 das maiores cidades da região metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife entre os dias 22 de agosto e 27 de setembro. Cinco desses debates foram transformados em entrevistas, pois apenas um dos candidatos estavam presentes — os demais faltaram.
Para levantar as promessas mais comuns, o g1 submeteu a uma ferramenta de inteligência artificial as reportagens sobre esses debates feitas pelos jornalistas (veja os links de todas abaixo) com as transcrições automáticas da íntegra dos debates.
A partir disso, foi possível identificar 356 promessas no conjunto dos debates.
✅ Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
Posteriormente, os jornalistas do g1 verificaram todas as promessas para corrigir erros e catalogá-las, a fim de encontrar as mais comuns.
Minas Gerais
Betim
Contagem
Ribeirão das Neves
Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Rio de Janeiro
Belford Roxo
Duque de Caxias
Niterói
Nova Iguaçu
São Gonçalo
São João de Meriti
São Paulo
Diadema
Guarulhos
Mauá
Osasco
Santo André
São Bernardo do Campo
Urnas eletrônicas vão contar com novo recurso de acessibilidade
LEIA TAMBÉM:
Forças Armadas vão ajudar no transporte de urnas, de eleitores e na segurança do 1º turno; veja como vai funcionar
Eleições 2024: cidades com mais de 200 mil eleitores terão ‘tempo real da apuração’ por zona, diz TSE



Post Comment

You May Have Missed