Folha participa de campanha em defesa do jornalismo – 27/09/2024 – Poder
No Dia Mundial do Jornalismo, neste sábado (28), a Folha se junta a mais de 800 veículos de mídia de cem países para defender o jornalismo profissional.
Os órgãos de imprensa veiculam neste sábado anúncios ressaltando a importância de apoiar o jornalismo baseado em fatos e lançam a campanha “Escolha a Verdade”.
A campanha, promovida pelo Fórum Mundial de Editores da Associação Mundial de Publishers (Wan-Ifra), a Fundação do Jornalismo Canadense e o Daily Maverick-Projeto Kontinuum, reúne figuras proeminentes do jornalismo mundial como a filipina Maria Ressa, vencedora do prêmio Nobel da Paz, o nicaraguense Carlos Chamorro, publisher do jornal El Confidencial, e David Walmsley, editor-chefe do jornal canadense The Globe and Mail e criador do Dia Mundial do Jornalismo, e Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Os jornalistas vão publicar artigos em defesa do jornalismo ético em diversos veículos.
Veículos como The New York Times, Washington Post, Reuters, AFP, Clarín, El País, Rappler, e Süddeutsche Zeitung, além de 64 órgãos de imprensa e entidades jornalísticas do Brasil, participam do projeto.
O objetivo da campanha é ressaltar que o jornalismo profissional prioriza a verdade, a ética e a responsabilidade. “Hoje, Dia Mundial do Jornalismo, encorajamos você a ler informações de fontes confiáveis. Assine ou faça uma doação para apoiar esta campanha pelo jornalismo ético baseado em fatos.”
Os anúncios e artigos instam as pessoas a dar prioridade e assinar meios de comunicação de confiança e a amplificar a produção jornalística baseada em fatos.
“O jornalismo profissional é um dos pilares da democracia, e, como essa vem sofrendo constantes ataques das facções mais extremadas dos poderes constituídos, defendê-lo é um imperativo moral”, diz Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.
A campanha “Escolha a Verdade” foi idealizada por Branko Brkic, ex-editor do site sul-africano Daily Maverick e líder do Projeto Kontinuum.
“É crucial que não limitemos nossas atividades a um único dia, ou uma única semana no ano. Essa é uma questão no cerne de nossa existência –precisamos defender ativamente a verdade, todos os dias de todas as semanas, em todos os meses”, disse Brkic à Folha.
“Precisamos entender a gravidade da crise em que vivemos, a magnitude da tempestade de informações falsas que nos engolfou. É uma emergência global, e precisamos começar a tratá-la como tal.”
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