Panfleto preconceituoso da torcida do Lyon causa polêmica na França | Blog C’est Le Foot

No último domingo, o Lyon enfrentou o Marseille em jogo que fechava a 6ª rodada. O time da casa fez bem o seu papel e venceu com tranquilidade por 4 a 2. Esse duelo tem um peso muito forte no futebol francês e pode ser considerado um dos principais clássicos do país, chamado de “Olympico” ou “Choc des Olympiques”, que nada mais é do que o embate entre os dois Olympiques mais famosos do país (do de Marseille e o de Lyon).

 

Não é de hoje que essa partida tem agitado os ânimos por lá. O histórico das duas torcidas nesse tipo de jogo não é dos mais amistosos, por isso, a prefeitura de Lyon – uma semana antes da partida acontecer – já tinha feito uma requisição para transformar o jogo em torcida única, permitindo somente a presença da torcida local. Como já tem virando praxe, o pedido foi acatado e assim ocorreu.

 

Sem torcida adversária, os “Bad Gones”, principal organizada do Lyon, acabou circulando um panfleto em tom altamente preconceituoso, voltados para a torcida adversária e também para a cidade de Marseille. Confira abaixo na integra o material.

 


 

 

A tradução seria algo perto de:

“Da torcida da curva norte

Olá Gones, (como são chamados os torcedores do Lyon)

Hoje à noite nós enfrentaremos um dos clubes que mais odiamos!

Tudo é detestável neles!

Sua cidade suja, seu modo de falar, seu sotaque insuportável e, finalmente, seus torcedores que se dizem anti-racistas, mas mais são certamente anti-franceses!

Na última temporada, nossa torcida estava vibrante no dia em que completamos 30 anos em jogo contra eles no final da temporada. É o que queremos fazer hoje à noite!

Pelas nossas cores, contra a varíola do sul, icemos a bandeira da curva norte para afundar a o barco de Marselha!

Marselha é uma cidade onde a Aids reina!

TORCIDA BAD GONES!”

 

Ainda durante a partida, o panfleto começou a tomar repercussão nas redes sociais francesas. O próprio prefeito da região de Lyon, Stéphane Bouillon, fez questão de publicar uma nota dizendo que denunciou o que chamou de “documento difamatório” para a promotoria pública da cidade. Na mesma noite, o presidente do clube, Jean-Michel Aulas, precisou se pronunciar sobre o material. Em resumo, ele disse que isso não representa a torcida do Lyon e ele não aprecia esse tipo de coisa: “O folheto da torcida é ridículo e odioso. Temos 1% dos torcedores que se diferenciam por ações ridículas. Temos que combater isso. A imagem do clube está degradada por causa de alguns torcedores. É inadmissível!. No site do clube, um comunicado oficial de um parágrafo foi feito à imprensa. O material diz que o folheto vai contra os valores que o clube prega, mas que, infelizmente, o que a torcida fez não é ilegal, deixando a entender que ele não pode fazer muitas coisas em relação a isso.

 

 

No dia seguinte, o senador socialista Samia Ghali, da região de Lyon, enviou uma carta ao Ministro do Interior, Gerard Collomb, pedindo para que a torcida “Bad Gones” seja extinta”. No documento, ele alega: “Os Bad Gones decidiram, há alguns anos, mostrar seu racismo, sua homofobia e seu pensamento fascista nas dependências de seu estádio e do lado de fora”, relata.

 

Na coletiva de ontem, que teria uma abordagem sobre a partida do Lyon contra o Dijon e também da apresentação da jogadora Jessica Fishlock ao time feminino, o presidente ao ser questionado, falou de novo. “No próximo dia 4, vamos reunir com a prefeitura para dividirmos responsabilidades. Tudo isso que tem acontecido rasga os valores que pregamos nos últimos 30 anos. Estou bem desapontado e abatido”. Vale lembrar que o Lyon acaba de ser punido pela UEFA e perdeu um mando de campo de um jogo da atual Champions League, contra o Shakhtar, em punição por mal comportamento de sua torcida no jogo contra o Besiktas e o CSKA nas duas últimas temporadas da Liga Europa. O clube ainda recorre da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte alegando que os problemas no jogo contra os russos aconteceram fora do estádio e que não era de ingerência do clube.

 

 

Na semana passada, diante do jogo contra o Manchester City, pela mesma Liga dos Campeões, um torcedor do Lyon foi flagrado, dentro do estádio inglês, fazendo um gesto nazista (assista aqui ao vídeo). Ele já teria sido identificado e está sob custódia das autoridades francesas e inglesas. Além disso, ele já estaria proibido de frequentar o estádio do Lyon pra sempre e até mesmo viajar com as caravanas oficias do clube em estádios como torcida visitante. Na mesma coletiva de ontem, o presidente resumiu um pouco toda essa situação: “Eu serei firme diante desses incidentes isolados. Nós vamos nos reunir com as organizadas. É inadmissível. Vamos tomar todas as medidas internamente para erradicar isso. É intolerável”.

 

A junção de fatores pode trazer consequências bem ruins para o Lyon como clube. Ele pode sofrer mais sanções da UEFA, o Tribunal Arbitral pode desconsiderar o pedido justamente pela recorrência dos fatos, multas podem chegar e o pedido do senador pode, de fato, acontecer: a torcida organizada ser dissolvida. O presidente Aulas confia que essa última questão não faz sentido. Ele continua acreditando que esses fatos são casos isolados de um ou outro torcedor e não cabe os 6500 integrantes serem culpados. Vale lembrar que o próprio Lyon, em parceria com o Ministério do Interior, dissolveu há cerca de 10 anos uma antiga organizada chamada “Cosa Nostra”, que tinha um perfil hooliganista.

 

 

Independentemente do que acontecer nos tribunais e nas sanções, observa-se claramente que a própria torcida do clube vem manchando sua imagem. Isso é péssimo para a instituição como produto/marca e soa horrível para a imagem do Lyon como um todo. Esta, definitivamente, é a maior preocupação do presidente Aulas. No campo esportivo, o Lyon deve ser convocado no dia 3 de outubro para esclarecimentos diante do Comitê Disciplinar da Liga Nacional, que costuma ser bem rígido com esse tipo de situações. O clube pode receber desde multas pesadas, fechamento de setores do estádio em determinados jogos, ou até mesmo perder mandos de campo na Ligue 1 ou pontos na tabela.

 

Twitter: @FilipeDidi
Mail: 
filipe.papini@globoesporte.com



Post Comment

You May Have Missed