Embaixada do Irã no Brasil homenageará líder do Hezbollah – 30/09/2024 – Mônica Bergamo

A Embaixada do Irã em Brasília organiza uma cerimônia em homenagem ao sacerdote xiita Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah morto por um ataque aéreo de Israel na sexta-feira (27).

Em comunicado transmitido a alguns convidados, a representação diplomática afirma que Nasrallah é um “mártir” e “grande defensor do povo palestino”.

“A Embaixada da República Islâmica do Irã no Brasil expressa suas condolências pela morte de Sayyid Hassan Nasrallah, secretário-geral do Hezbollah do Líbano e grande comandante na defesa do povo oprimido da Palestina, de todos os amantes da liberdade e da justiça no mundo”, afirma o convite.

O evento foi marcado para a próxima quinta-feira (3), na sede da embaixada iraniana.

Ao longo de 32 anos no comando do Hezbollah, Nasrallah transformou a milícia libanesa em uma força política influente dentro do Líbano e em uma ameaça militar considerável a Israel, um dos países com as Forças Armadas mais sofisticadas do mundo.

Como mostrou a Folha, o sacerdote consolidou sua fama no mundo árabe e expandiu a influência do Hezbollah para além do Líbano em 2006, quando capturou dois soldados israelenses e enfrentou tropas de Tel Aviv por 34 dias, em um resultado inconcluso, mas celebrado como uma vitória pelo grupo libanês.

Apesar da proximidade com o Irã e da formação como sacerdote fundamentalista, Nasrallah não expressava as visões mais restritivas do islamismo professadas por Teerã, como a obrigatoriedade do véu islâmico para mulheres.

Apoiado pelo Irã, o Hezbollah diz ter hoje 100 mil combatentes —Israel tem um contingente de cerca de 170 mil militares na ativa e outros 450 mil na reserva.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Post Comment

You May Have Missed