Outubro Rosa coloca autocuidado e prevenção em foco

73.610 casos de câncer de mama em 2024. Essa é a previsão do Instituo Nacional do Câncer (INCA) para a incidência de novos casos da doença neste ano. Esse número, infelizmente, vem acompanhado de um dado ainda mais estarrecedor: conforme o INCA, o câncer de mama é a causa número 1 em mortes de mulheres no Brasil.

Com o peso da gravidade dessa doença na vida das mulheres, o Departamento de Saúde da(o)Trabalhadora(or) do CPERS acende um alerta para que todas as educadoras coloquem sua saúde como prioridade.

A diretora do Departamento, Vera Lessês, destaca o principal ponto que norteia as campanhas do Outubro Rosa, o exame preventivo. “Este é um período destinado às campanhas de prevenção e também de autocuidado e, para isso, é necessária a realização dos exames preventivos”, afirma.

Vera destaca que a prevenção do câncer do colo do útero também faz parte do Outubro Rosa. “É uma questão mais recente nessas campanhas, mas que deve ser incluída”, pontua a diretora.

O câncer do colo do útero é também, de fato, uma doença de alta incidência nas mulheres e merece atenção. Apesar de não ser tão mortal quanto o câncer de mama, este tipo de câncer é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres, sendo o quarto fator que mais causa morte de brasileiras.

Independentemente se falamos em câncer de mama ou colo do útero, o CPERS acredita que o caminho é sempre a prevenção, com cuidados diários e exames médicos adequados. Conforme a diretora Vera Lessês, “as mulheres precisam ficar atentas à sua saúde o ano todo”, e para auxiliar as educadoras, o Sindicato buscou informações oficiais e traz um resumo dos cuidados indicados pelos órgãos oficiais.

Como se prevenir?

Segundo informações do INCA, os cuidados preventivos para esses dois tipos de câncer passam pelos exames preventivos, entre outros cuidados. No caso do câncer de colo do útero, a vacinação contra o HPV e o uso de preservativo nas relações sexuais são dois dos principais aliados no combate à doença, e devem ser aliados ao exame Papanicolau.

Já no caso do câncer de mama, os cuidados diários são alguns dos poderosos aliados nessa luta. Dieta adequada e exercícios físicos para a manutenção do peso e gordura corporal adequados, e a redução do consumo do álcool são apontados pelo INCA como fatores que podem proteger a mulher deste câncer. Além disso, a partir dos 50 anos, a realização bianual da mamografia também é recomendada pelo instituto.



Post Comment

You May Have Missed