Blumenau vai aplicar vacina injetável

A partir de 4 de novembro, Blumenau passa a seguir a recomendação do Ministério da Saúde e vai substituir a vacina oral contra a poliomielite, conhecida como gotinha, pela injetável.

A imagem mostra uma pessoa aplicando vacina em uma criança. Blumenau vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde e vai substituir a vacina oral contra a poliomieliteVacina oral da Poliomielite será substituída pela vacina injetável em Blumenau – Foto: Prefeitura Municipal de Joinville/Divulgação/ND

A decisão do Ministério da Saúde foi tomada após pesquisas afirmarem que a troca da dose oral pela injetável deixaria o processo de prevenção ainda mais seguro.

Por isso, a partir desta segunda-feira (30) começam as ações para recolhimento dos estoques e demais orientações e capacitações dos profissionais para a nova forma de aplicação dos imunizantes.

Essa força-tarefa, realizada pela Secretaria de Saúde, deve garantir que as unidades de saúde estejam todas abastecidas com as doses injetáveis até o dia 4 de novembro.

Atualizações das doses da vacina contra a poliomielite

A partir de 4 de novembro, o novo esquema de prevenção contra a poliomielite incluirá três doses do imunizante injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de idade e uma dose de reforço também da VIP aos 15 meses e a vacina oral (VOPb) não será mais utilizada.

A imagem mostra uma seringa retirando o imunizante do recipiente e uma mão segurando.A partir de 4 de novembro, o novo esquema incluirá três doses do imunizante injetável. – Foto: José Cruz/Agência Brasil/Reprodução/ND

Atualmente, Santa Catarina alcançou um total de 87,79% de doses aplicadas, enquanto Blumenau registra 86,20%. Durante o intervalo de transição do imunizante oral para o injetável, não serão aplicadas mais doses orais de reforço no público-alvo.

As crianças que já tinham data marcada para receber o imunizante durante esse período terão seus horários reagendados e receberão a dose injetável, ao invés da gotinha.



Post Comment

You May Have Missed