Gato selvagem super protetor viraliza ao proteger dona

Um gato selvagem da espécie Caracal chamou a atenção na internet. Chamado Gosha, o felino nasceu em dezembro de 2017 e encontrou um lar definitivo com Elena e seu marido Andrey, em abril de 2018. De lá para cá, o animal de estimação inusitado chega até mesmo dormir na cama com os donos.

Gato selvagem chamado Gosha deitado ao lado da dona na cama chocou a internet Gato selvagem super protetor viraliza ao proteger dona – Foto: @bigfloppa.gosha/Instagram

Em um dos vídeos publicado no Instagram @bigfloppa.gosha, o gato selvagem aparece deitado ao lado da dona, demonstrando que é super protetor e não deixa ninguém atrapalhar a soneca de Elena. “Nunca, JAMAIS interrompa a hora da soneca”, escreveu uma seguidora.

Gato selvagem super protetor viralizou

O Caracal na natureza

O Caracal pertence à família dos Felídeos, que inclui o leão, o tigre, o gato doméstico e outros felinos. O seu nome Karakal (Caracal em português) deriva diretamente da palavra turca “Karakulak”, que significa orelha preta, remetendo para uma das característica que mais chama a atenção no animal.

O gato selvagem pode ser encontrado em zonas semidesérticas, estepes e florestas secas que se encontram desde a península arábica até na Ásia. Ele também vive em praticamente todo o continente africano, com exceção das zonas completamente desérticas.

Caracal como gato doméstico

Não é recomendada a adoção de Caracals por serem animais selvagens que não devem ser privados de viver em seu habitat natural. Mas em muitos países, inclusive no Brasil, é permitida a adoção de uma variação do animal, o Caracat.

Caracat é uma versão domesticada do felino, de um cruzamento entre um gato doméstico com Caracal, que pode conviver bem em família. Ele pode viver até 17 anos quando domesticado.

Mesmo assim, é preciso ter alguns cuidados ao adotar um animal selvagem. Como todos os felinos, ele é um animal essencialmente carnívoro. Além disso, os animais também não costumam beber água, isso porque os líquidos que ingere ao comer são suficientes para a hidratação.

O ideal é que esses animais quando domesticados se alimentem exclusivamente com ração e alimentos indicados por um especialista. Por isso, o gato selvagem que for domesticado deve ter sua dieta acompanhada por um veterinário.

Preço de um Caracal chega a 80 mil reais

Para adotar o gato é preciso desembolsar um valor perto de R$ 80 mil, disputando com a raça Ashera o posto de um dos felinos mais caros do mundo.

O motivo do alto valor é a busca pela preservação da espécie. O ideal é que o Caracal seja criado em locais apropriados melhoram a qualidade de vida do animal.

Alguns criadouros fora do país costumam cobrar entre  7 a 10 mil Euros para quem deseja ter um e ainda ajudar a espécie a se manter.



Post Comment

You May Have Missed