Justiça manda derrubar conta de fake news de hospital em SC

Em decisão publicada nesta quarta-feira (2), o Poder Judiciário de Santa Catarina, por meio da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Balneário Camboriú, determinou que o perfil chamado “SOSRUTHCARDOSO” seja suspenso e que todas as suas publicações sejam removidas do Instagram.

Foto mostra fachada do Hospital Ruth Cardoso, que sofreu com fake news publicada pelo perfilHospital Ruth Cardoso foi alvo de fake news – Foto: PMBC/Reprodução/ND

De acordo com o documento, assinado pela juíza Adriana Lisboa, o perfil em questão publicou informações falsas sobre o Hospital Municipal Ruth Cardoso.

“Tais afirmações publicadas pelo referido perfil são levianas, sem nenhuma legitimação, tendo como objetivo causar caos na população, o que é incabível”, consta no despacho.

O que chama atenção no perfil é o fato de que há uma contagem regressiva para que a ala de pediatria do hospital seja fechada. Isto, inclusive, consta na decisão judicial.

“Como se não bastasse, o referido perfil anônimo faz uma espécie de contagem regressiva para o fechamento do atendimento pediátrico no Hospital Ruth Cardoso, o que é obviamente desesperador para a população desta Urbe sem qualquer fonte confiável”, destaca a decisão.

Até o momento desta publicação, o perfil e suas publicações ainda estavam ativos. Caso não cumpra com a decisão judicial, o Facebook, dono da plataforma, poderá pagar multa diária de R$ 1.000.

Prefeitura se manifesta sobre caso de fake news

Após a decisão, o Município de Balneário Camboriú se manifestou por meio de nota de repúdio. Na manifestação, o a Prefeitura condena as publicações feitas pelo perfil e cita “ataques para ganhos eleitorais”. Leia na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú vem a público repudiar veementemente a recente campanha de desinformação promovida pelo perfil anônimo “SOSRUTHCARDOSO”, que teve a suspensão determinada por decisão do Poder Judiciário de Santa Catarina. O referido perfil espalhava fake news acerca do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), confundindo e prejudicando deliberadamente a população.

A Justiça foi clara ao ressaltar que as informações divulgadas são “levianas”, infundadas e sem qualquer base legítima, revelando um evidente intuito de causar caos e pânico entre os cidadãos. Tal comportamento é absolutamente inaceitável, especialmente quando realizado por perfis que se escondem no anonimato para atacar instituições sérias como o HMRC.

A contagem regressiva para o suposto fechamento do atendimento pediátrico no hospital, propagada por esse perfil, é um claro exemplo de manipulação com fins eleitorais. Estas ações covardes e irresponsáveis têm como único objetivo enganar a população de Balneário Camboriú e desestabilizar o ambiente democrático por meio da mentira.

Não toleraremos ataques que visam confundir a sociedade para ganhos eleitorais espúrios. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência, e continuará trabalhando incansavelmente para garantir um atendimento de qualidade à população, enquanto combate, com firmeza, tentativas de manipulação eleitoreira.



Post Comment

You May Have Missed