Os estarrecedores números envolvendo acidentes com motos na Grande Florianópolis

O encontro sediado e organizado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), referente ao mau uso das motocicletas, expôs dados estarrecedores.

Acidente entre carro e motocicleta deixou tráfego lento nesta segunda (1º) em Florianópolis; rotina na Grande Florianópolis – Foto: GMF/ReproduçãoAcidente entre carro e motocicleta deixou tráfego lento nesta segunda (1º) em Florianópolis; rotina na Grande Florianópolis – Foto: GMF/Reprodução

Deixou claro que a banalização da ocorrência precisa ser estancada, de alguma forma.

Atualmente, na Grande Florianópolis, são 23 atendimentos envolvendo vítimas de acidentes com motos, por dia.

Só na última sexta-feira (27), segundo dado repassado por uma unidade hospitalar da Grande Florianópolis, foram 30 atendimentos.

Existe, ainda, a questão da subnotificação e um dado que as autoridades se comprometeram em tirar a limpo: em todo o Brasil, estima-se que 54% dos condutores de motocicletas sequer possuem habilitação.

Uma inconsequência fatal.

Um ciclo em colapso

O MPSC sediou uma reunião ampliada com autoridades do setor de segurança no trânsito, desde os órgãos responsáveis por fiscalizar, bem como as equipes de atendimento e emergência.

Beira-Mar Norte, em Florianópolis, agora conta com sinalização para espera de motos nos semáforos; é preciso um trabalho completo para que a situação envolvendo ocupantes de motos seja amenizada – Foto: Divulgação/NDBeira-Mar Norte, em Florianópolis, agora conta com sinalização para espera de motos nos semáforos; é preciso um trabalho completo para que a situação envolvendo ocupantes de motos seja amenizada – Foto: Divulgação/ND

Na pauta o descontrole envolvendo o uso irregular das motocicletas na Grande Florianópolis.

O encontro foi realizado nesta terça-feira (1º) e expôs números alarmantes.

Para se ter uma ideia do descontrole da situação, só em 2023, 3.857 pessoas, que ocupavam motocicletas, foram levadas para atendimento hospitalar. Isso dá em torno de 330 a cada mês e aproximadamente 23 acidentados por dia.

Existem ainda os dados envolvendo as vítimas de traumas, submetidas a cirurgias que contabilizam 280 por mês. Há, em meio a isso, a questão da subnotificação já que os atendimentos são feitos pelo Samu, Corpo de Bombeiros e concessionária responsável pela BR-101.



Post Comment

You May Have Missed