Pequena fruta regula o colesterol e ajuda a perder peso

As tâmaras são frutos doces e suculentos que crescem na tamareira, uma planta originária de regiões áridas, como o Oriente Médio e o norte da África. Hoje, sua popularidade se espalhou pelo mundo, se tornado um alimento essencial. Os benefícios vão desde redução do colesterol, até auxilio no trabalho de parto. O sabor inigualável também conquista as pessoas.

Tâmaras possuem diversos benefícios à saúde- Foto: Reprodução/NDTâmaras possuem diversos benefícios à saúde- Foto: Reprodução/ND

A fruta está disponíveis tanto fresca, quanto seca, apresentando variações em textura e sabor conforme o tipo e a maturação, mas seu impressionante valor nutricional permanece constante.

Tâmaras e os benefícios no colesterol e no peso corporal

Um dos benefícios mais significativos das tâmaras é sua capacidade de ajudar na redução do colesterol. Isso se deve ao seu alto teor de fibra solúvel, que se liga ao colesterol no intestino e facilita a eliminação do corpo.

A fruta também tem a presença de antioxidantes, como flavonoides, que ajudam a reduzir a inflamação e previnem a acumulação de placas nas artérias, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Embora contenham cerca de 277 calorias a cada 100 gramas, a fruta é um alimento denso em nutrientes.

Seu teor de fibra dietética contribui para a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite e mantendo uma digestão saudável.

ajuda na redução do colesterolTâmaras ajudam a manter o peso corporal e também a diminuir o colesterol – Foto: Reprodução/ND

A fibra também desempenha um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue, evitando picos glicêmicos, o que pode ajudar no controle do peso.

Além disso, são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina K, junto com minerais essenciais como potássio, magnésio, cobre e manganês, que são cruciais para o metabolismo, a saúde do coração e a função muscular.

Benefícios para a saúde em geral

Saúde intestinal

Graças à sua fibra solúvel, como pectina e lignina, as tâmaras ajudam a manter o trânsito intestinal regular e previnem a constipação.

Suas propriedades antioxidantes e antibacterianas também promovem o crescimento de bactérias intestinais benéficas.

Prevenção de câncer

Contêm carotenoides, polifenóis e taninos, compostos com potente ação antioxidante que protegem as células do dano dos radicais livres e previnem a multiplicação de células cancerígenas.

Regulação da glucose no sangue

Graças ao seu alto teor de fibra, diminuem a absorção de açúcar dos alimentos, mantendo os níveis de glucose no sangue equilibrados e melhorando a resistência à insulina, ajudando a prevenir a diabetes.

Pelo seu alto teor de fibra, fruta ajuda no controle da glucose- Foto: Reprodução/NDPelo seu alto teor de fibra, fruta ajuda no controle da glucose- Foto: Reprodução/ND

Aumento da massa muscular

Por seu conteúdo de carboidratos, magnésio e potássio, as tâmaras fornecem energia e favorecem o bom funcionamento muscular.

Saúde cardiovascular

Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias beneficiam a saúde arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, o potássio que contêm ajuda a regular a pressão arterial.

Fortalecimento do sistema imunológico

Ricos em antioxidantes, como vitamina A, flavonoides e taninos, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir infecções como resfriados e gripes.

Facilitam o trabalho de parto

Alguns estudos sugerem que o consumo regular de tâmaras a partir da 37ª semana de gestação pode fornecer energia adicional à mãe e estimular as contrações, facilitando o processo de parto.



Post Comment

You May Have Missed