Ryujinx, emulador de Switch, é encerrado após acordo com a Nintendo
Em março, a comunidade de emulação tomou um duro golpe ao ter o Yuzu, um dos emuladores mais populares do Switch para PC, fechado pela Nintendo após Zelda: Tears of the Kingdom ser pirateado mais de um milhão de vezes antes mesmo de ser lançado oficialmente.
Agora, depois de uma nova rodada de vazamentos de Zelda: Echoes of Wisdom, o Ryujinx, outro emulador bastante popular na comunidade atualmente, parece ter sido encerrado após um acordo com a própria Nintendo.
Zelda: Echoes of Winsdom vazou alguns dias antes do lançamento oficial no Nintendo Switch, assim como Zelda: Tears of the Kingdom no ano passado.Fonte: Nintendo
O fim do Ryujinx acontece sete meses depois que a Tropical Haze, desenvolvedora por traz do Yuzu, concordou em pagar à Nintendo US$ 2,4 milhões em danos e cessar todas as operações. Isso ocorreu após a gigante japonesa abrir um processo alegando que o emulador facilitava a pirataria “em uma escala colossal”.
Nintendo teria oferecido um acordo para o desenvolvedor líder do Ryujinx
A informação sobre o fim do Ryujix foi dada por Riperiperi, um dos responsáveis pelo emulador. Ele compartilhou uma atualização no Discord afirmando que o desenvolvedor líder do projeto, Gdkchan, foi contatado pela Nintendo sobre uma suposta oferta que visa encerrar o desenvolvimento do emulador de Switch para PC.
“Ontem, Gdkchan [o desenvolvedor líder do Ryujinx] foi contatado pela Nintendo e ofereceu um acordo para parar de trabalhar no projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados que ele controla”, explicou Riperiperi no Discord.
“Enquanto aguardamos a confirmação sobre se ele aceitaria esse acordo, a organização foi removida, então acho que é seguro dizer qual é o resultado. Em vez de deixá-los apenas com pânico e especulação, decidi escrever esta curta mensagem para dar algum encerramento”, justificou o responsável pelo Ryujinx.
Dev agradece a comunidade que contribuiu com o Ryujinx
Algumas horas antes da atualização de Riperiperi no Discord, o Ryujinx já havia sido retirado da sua página oficial no GitHub — embora ela ainda possa ser acessada, mas sem nenhuma opção de download disponível.
Emulador de Switch Ryujinx encerra as atividades após acordo com a Nintendo.Fonte: GitHub
“Ryujinx, um emulador do Nintendo Switch, encerrou o desenvolvimento. O desenvolvedor líder foi pressionado pela Nintendo of America a encerrar o projeto. Todos os downloads e os repositórios do GitHub foram removidos”, disse a publicação do perfil oficial no X (antigo Twitter que foi banido do Brasil).
Riperiperi também agradeceu a todos que contribuíram com código do Ryujinx de alguma forma nos últimos meses, seja emitindo relatórios de bugs ou ajudando com a documentação do projeto. “Obrigado a todos por nos acompanharem durante o desenvolvimento. Pude aprender muitas coisas realmente legais sobre jogos que amo, apreciá-los com qualidades renovadas e em circunstâncias únicas, e tenho certeza de que todos vocês têm experiências semelhantes”, escreveu Riperiperi.
Post Comment