200 casos confirmados em uma semana

Ao vivo - ND Notícias

A Secretaria de Saúde de Blumenau atualizou os casos de dengue confirmados na cidade na última semana. Os dados são referentes a 26 de setembro até esta quinta-feira (3).

Mosquito transmissor da doença dentro de frascoBlumenau confirma mais de 200 casos de dengue em uma semana  – Foto: Agência Brasil/Reprodução ND

Desde o último boletim, divulgado na quinta-feira passada, a cidade de Blumenau registou 161 novas notificações da doença e 220 casos confirmados. A secretaria reforçou que nem todos foram contraídos na última semana, apenas confirmados.

O município contabiliza 39 mortes pela doença desde a primeira semana de 2024. A Prefeitura Municipal reforçou a importância da vacinação para os grupos prioritários, além de manter atenção aos sinais e sintomas da doença.

Boletim atualizado com os dados de dengue em BlumenauNovo boletim foi compartilhado pela Prefeitura Municipal na tarde desta quinta-feira (3) – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução ND

Atenção aos sinais e sintomas de dengue

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos e pode atingir a região do rosto, tronco, braços e pernas. A perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes nos pacientes.

Vacinação contra a doença

Em Blumenau, a aplicação do imunizante segue a recomendação do MS (Ministério da Saúde), com público alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.



Post Comment

You May Have Missed