Breaking
31 Mar 2025, Mon

Longe da discussão se sopa é ou não janta, a refeição é, de fato, uma excelente opção prática e nutritiva, principalmente para quem está buscando emagrecer.

imagem da sopa perfeita para emagrecer e dormir bemA sopa perfeita para emagrecer e dormir existe e a receita está nas tuas mãos – Foto: Freepik/Reprodução

É o que aponta a nutricionista Isanete Alonso, do Hospital Cruz Vermelha, em entrevista ao NIT. “É uma opção maravilhosa, versátil, completa, reconfortante e pode ser muito funcional. Possui um valor proteico relevante e é rica em fibras”.

Além dos benefícios nutricionais, as sopas facilitam a digestão e são aliadas das dietas de emagrecimento, uma vez que “ajudam a reduzir a ingestão de outros alimentos, tipicamente mais calóricos, durante o jantar”.

Jantar mais cego é a chave para emagrecer

Quanto mais cedo for a última refeição do dia, melhor para a saúde e para emagrecer. “Quanto mais tarde for o jantar, pior é para o organismo. Temos um ritmo circadiano (o relógio biológico interno), que deve ser respeitado”, lembra a nutricionista.

Prevenir é melhor que remediar

Isanete Alonso também reforça a importância da sopa como um dos principais aliados para a manutenção de um organismo saudável. “Todos nós possuímos células com potencial cancerígeno, que podem ou não se desenvolver”, lembra.

imagem de sopa recém prontaSopas podem ajudar a evitar doenças como o câncer  – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Ao jantar apenas sopa, as células musculares e nervosas, entre outras, usam o que é necessário e não haverá um excedente para ser armazenado ou usado por células de crescimento acelerado, como as cancerígenas. Assim, estamos a agir de forma preventiva e a realizar um jejum noturno fisiológico.

A sopa perfeita

Além de incluir legumes, leguminosas e hortaliças, também é necessária uma fonte de proteína. “O mais importante é variar a ‘base da sopa’, para contrariar a monotonia dos nutrientes”, destaca a nutricionista.

“As sopas são sempre iguais, podem ter um punho de vegetais diferentes, mas a base é a mesma. A sopa de espinafres deve ter muitos espinafres, a de tomate não tem base e o creme de curgetes tem muitas curgetes com casca, sem base”.

imagem de sopa e pãoEmagreça e durma bem com o auxílio de sopa – Foto: Reprodução/Freepik

Para aumentar a saciedade e o teor de fibras, pode adicionar “uma mistura de sementes e chia, um ovo ou até mesmo presunto triturado na hora de servir”.

Creme de abóbora cabochá

Oriunda do Japão, a abóbora cabochá, ou abóbora japonesa, é menor, tem uma casca fina e “proporciona bons níveis de vitamina A e C, potássio e magnésio, além de ser uma excelente fonte de carotenoides, principalmente o betacaroteno, poderoso antioxidante e precursor da vitamina A”, revela a nutricionista.

Ingredientes

  • Meia abóbora cabochá
  • Meia cebola
  • Água
  • Sal marinho
  • Azeite virgem extra

Quer emagrecer? Vai de sopa

Lave a abóbora, corte em pedaços com casca e cozinhe em água com sal até ficar bem macia. Bata a abóbora no liquidificador com água do cozimento até que a consistência fique cremosa. Reserve.

Noutra panela, refogue a cebola picada no azeite, até dourar, e adicione o creme de abóbora. Deixe ferver e acrescente sal, se precisar. Pode adicionar uma colher de sopa de gengibre picado à cebola, para a sopa ficar mais picante.

Carregue na galeria para descobrir sete receitas vegetarianas para agradar aos amigos e familiares que não comem carne ou peixe.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *