O último eclipse anular de 2024 pôde ser avistado de pontos ao extremo Sul do continente americano, durante a noite dessa quarta-feira (2). O espetacular “anel de fogo” foi visto, nitidamente, na Ilha de Páscoa, no Pacífico, e avançou sobre a Patagônia, no extremo sul da Argentina. No Brasil, os estados, especialmente, da região Sul, foram contemplados com o fenômeno.

Segundo a AFP, o eclipse começou a ser visível na Ilha de Páscoa — território chileno, com 7.000 habitantes — a 3.500 km do continente no Oceano Pacífico, por volta das 12h20 locais (15h20 em Brasília).
O ápice ocorreu às 17h25min locais (mesmo horário de Brasília), com cerca de seis minutos de “anularidade”. O eclipse geral chegou ao fim por volta das 18h45min (horário de Brasília).
Em Santa Catarina, o eclipse anular foi fotografado em Chapecó pelo grupo de Astronomia do município. O registro aconteceu em meio a uma brecha das nuvens, que dominaram a quarta-feira na cidade.
Imagens do fenômeno impressionam
O que é o eclipse anular?
O fenômeno ocorre quando a Lua orbita entre a Terra e o Sol, formando um anel luminoso a seu redor. O eclipse anular leva esse nome porque a Lua não cobre completamente o Sol, aspecto que fica similar a um anel de fogo no céu.
Isso acontece porque a Lua está um pouco mais distante da Terra do que o de costume, algo que ocorre quase uma vez ao mês.
*Com informações da AFP.