Associações querem ampliar variedade de raças de bovinos na Fenagro

Menu

Até o momento estão confirmadas as raças Nelore, Gir, Girolando e Sindi. –

Uma das maiores feiras de agropecuária do Brasil estará de volta após quatro anos de pausa. Prevista para acontecer nos dias 28 de novembro a 8 de dezembro, a Fenagro (Feira Nacional da Agropecuária da Bahia) deve agregar o maior número de raças de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e outros animais de pequeno porte.

A maior dificuldade tem sido, entretanto, compor o maior número de raças bovinas na feira, que até o momento estão confirmadas as raças Nelore, Gir, Girolando e Sindi. Além disso, estarão presentes as raças Mangalarga Marchador; Mangalarga Paulista; Campolina e Quarto de Milha (equinos). Já os ovinos e caprinos também estarão presentes na Fenagro com uma variedade ainda maior de raças.

“O que estamos buscando mais é agregar as raças. Estamos buscando colocar o maior número de animais dentro do Fenagro. Passamos esse anos todos sem realizar e tem muita gente com vontade de voltar para a feira”, disse o coordenador técnico da feira, Paulo Guedes.

Leia também

>> Fenagrinho e Arena Pônei são confirmadas para o Fenagro 2024
>> Fenagro 2024 espera receber mais de 3 mil animais e 600 expositores
>> Fenagro 2024 vai promover a Festa do Peão, evento inédito no Brasil

Para fortalecer esse cenário, os organizadores, que são presidentes e diretores das associações baianas de cuidadores agropecuários, vão variar os leilões, exposições e competições com variados portes de animais.

“Hoje nós temos a sinalização de trazer as raças Nelore, Gir, Girolando e Sindi. As raças Nelore e a Sind são produtoras de carne já e provavelmente o Guzerá também será uma que possivelmente teremos. A Gir e a Girolando são produtoras de leite”

“A gente quer ver se faz um volume substancial dessas raças aqui para dar para dar sustentabilidade e beleza no evento com a variedade e quantidade de raça. O mercado é quem regula, com o advento da pandemia, os criadores ficaram muito retraídos, e descobriram que é possível fazer a comercialização dos animais de forma online, que antigamente só fazia presencial. A gente quer retomar isso na Fenagro, trazendo essa experiência de perto”, continua Paulo Guedes.

Fenagro

A 33ª edição do evento agropecuário, que volta após um hiato de quatro anos, irá explorar uma programação com campeonatos, leilões, exposições e apresentações culturais. Além disso, a Fenagro contará com atrações musiciais do cenário nacional.

A feira, que acontece nos dias 28 de novembro a 8 de dezembro, contará com a participação de dez associações baianas de criadores agropecuários e reunirá mais de 3 mil animais durante os 11 dias de feira, além de cerca de 600 expositores.



Post Comment

You May Have Missed