Ingerir álcool aumenta o risco de desenvolver 6 tipos de câncer
Uma cervejinha depois do expediente não faz mal a ninguém, certo? Não é o que mostra pesquisa da AACR (Associação Americana para a Investigação do Cancro), que associou o consumo do álcool – em qualquer grau – ao aumento das chances de seis tipos de câncer.
Segundo a AACR, o álcool é classificado como carcinogênico (substância que causa câncer) e contribui para cerca de 5 a 6% de todos os novos casos de câncer e mortes relacionadas à doença.
Segundo estudo da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer, publicado em agosto de 2021 na The Lancet Oncology, mais de 741.000 casos de câncer diagnosticados em 2020 foram atribuídos ao câncer em todo o mundo.
Os tipos de câncer que o álcool pode provocar
Esse número representa 4,1% dos casos globais de câncer e abrange câncer de esôfago, boca, laringe, mama, colorretal e fígado. Os homens foram responsáveis por cerca de 75% dos casos relacionados ao álcool.
De acordo com o estudo, mesmo o consumo moderado de álcool pode aumentar o risco de câncer, especialmente o de mama em mulheres. Não há um nível de consumo considerado completamente seguro para a doença.
O risco aumenta proporcionalmente ao consumo: quanto mais álcool se ingere, maior é o risco de desenvolver câncer.
Desta forma, a AACR sugere limitar ou evitar o consumo de bebidas como uma medida preventiva contra as doenças.
Post Comment