UFSC é eleita entre as 20 melhores universidades da América do Sul
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi eleita entre as 20 melhores universidades da América do Sul. A colocação foi divulgada nesta quinta-feira (3) no levantamento “QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025”.
O ranking elegeu a UFSC como a 21ª melhor universidade da América Latina, a 18ª melhor da América do Sul, a 8ª entre as instituições brasileiras e a 4ª entre as federais.
Todas as universidades avaliadas recebem pontuações numa escala de 1 a 100, e a UFSC obteve uma nota final de 76,6. Isso a coloca entre as 5% melhores universidades da região da América Latina e do Caribe. A nota deste ano supera os 68,7 pontos registrados no ano anterior, quando a UFSC ficou em 23º lugar.
Confira ranking de melhores universidades da América Latina
- Universidade de São Paulo (USP)
- Pontificia Universidad Católica de Chile (UC)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidad de Chile
- Universidad de los Andes
- UNESP
- Universidad de Buenos Aires (UBA)
- Universidad de Concepción
- Universidad Nacional de Colombia
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
- Pontificia Universidad Catolica del Peru (PUCP)
- Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
- Universidad de Santiago de Chile (USACH)
- Pontificia Universidad Javeriana
- Universidad de Antioquia
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidad Nacional de La Plata (UNLP)
- Universidad Adolfo Ibáñez
Quais critérios ranking de melhores universidades leva em conta
O ranking de melhores universidades analisou 437 instituições em 24 países da América Latina e do Caribe e é liderado pela USP (Universidade de São Paulo).
O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), proporção de docentes com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por pesquisador (5%) e alcance na internet (5%). Os indicadores mais fortes da UFSC nesta edição foram alcance na web (nota 99.4), proporção de docentes com doutorado (99.1) e artigos por instituição (98.5).
Em relação aos artigos e citações externas entre 2018 e 2023, a temática principal da UFSC foram trabalhos nas áreas de Medicina e Ciências da Vida (Life Sciences & Medicine).
Post Comment