UFSC é eleita entre as 20 melhores universidades da América do Sul

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi eleita entre as 20 melhores universidades da América do Sul. A colocação foi divulgada nesta quinta-feira (3) no levantamento “QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025”.

entrada da UFSC no campus trindade, com placa da UFSC em rua arborizada, UFSC foi eleita uma das melhores universidades da América do SulProfessores da UFSC aderiram à paralisação nacional do dia 3 de abril – Foto: Henrique Almeia/Agecom

O ranking elegeu a UFSC como a 21ª melhor universidade da América Latina, a 18ª melhor da América do Sul, a 8ª entre as instituições brasileiras e a 4ª entre as federais.

Todas as universidades avaliadas recebem pontuações numa escala de 1 a 100, e a UFSC obteve uma nota final de 76,6. Isso a coloca entre as 5% melhores universidades da região da América Latina e do Caribe. A nota deste ano supera os 68,7 pontos registrados no ano anterior, quando a UFSC ficou em 23º lugar.

Confira ranking de melhores universidades da América Latina

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Pontificia Universidad Católica de Chile (UC)
  3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  5. Universidad de Chile
  6. Universidad de los Andes
  7. UNESP
  8. Universidad de Buenos Aires (UBA)
  9. Universidad de Concepción
  10. Universidad Nacional de Colombia
  11. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  12. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  13. Pontificia Universidad Catolica del Peru (PUCP)
  14. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
  15. Universidad de Santiago de Chile (USACH)
  16. Pontificia Universidad Javeriana
  17. Universidad de Antioquia
  18. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  19. Universidad Nacional de La Plata (UNLP)
  20. Universidad Adolfo Ibáñez

Quais critérios ranking de melhores universidades leva em conta

O ranking de melhores universidades analisou 437 instituições em 24 países da América Latina e do Caribe e é liderado pela USP (Universidade de São Paulo).

O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), proporção de docentes com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por pesquisador (5%) e alcance na internet (5%). Os indicadores mais fortes da UFSC nesta edição foram alcance na web (nota 99.4), proporção de docentes com doutorado (99.1) e artigos por instituição (98.5).

Em relação aos artigos e citações externas entre 2018 e 2023, a temática principal da UFSC foram trabalhos nas áreas de Medicina e Ciências da Vida (Life Sciences & Medicine).



Post Comment

You May Have Missed