onde assistir, escalações e tudo sobre o confronto pela Copa SC
“Jogo de seis pontos”, a expressão utilizada para definir uma decisão dentro de um campeonato de pontos corridos serve bem para a partida entre Joinville e Figueirense, às 16h deste sábado no norte do estado. Em briga direta por uma das vagas na próxima fase da Copa Santa Catarina, o Furacão chega dentro do G-4, enquanto o JEC ainda busca a primeira vitória na competição.
O momento das duas equipes não condiz com a grandeza que os clubes representam no estado. Ambos disputaram a Série A em 2015 e inclusive decidiram o campeonato catarinense naquela oportunidade, com o Figueirense sagrando-se campeão.
Após 2015, os mandantes do duelo deste sábado caiu das séries A, B e C em sequência, além de ter amargado más campanhas na D e ficado sem série para disputar, como em 2024.
A vaga na quarta divisão em 2025 foi conquistada neste ano, mas o clube busca incluir no calendário a Copa do Brasil, mas pra isso terá de vencer o Figueira e a Copa SC.
Por outro lado, o Figueirense ficou na Série A até 2016, depois amargou anos escapando da queda na Série B até o rebaixamento definitivo em 2020, quando parou na Série C do Brasileiro e de lá não saiu mais.
Nesse intervalo de nove anos, o Figueira conquistou o Estadual de 2018, a Copa SC de 2021 e a Recopa em 2022, as últimas grandes alegrias do torcedor.
Para ‘amenizar’ a dor
Após as eliminações na primeira fase da Série C e nas quartas de final do Catarinense, o ano do Figueirense tem sido conturbado dentro e fora dos gramados.
Com a expectativa acerca da assembleia geral de credores da Associação no dia 18 de outubro, o Furacão ganhou uma sobrevida após a vitória por 2 a 0 diante do Barra no Orlando Scarpelli.
A vitória representou o primeiro triunfo da equipe na Copa SC, onde anteriormente havia perdido para Concórdia, Hercílio Luz e empatado com a Chapecoense na estreia.
Da lanterna, o Alvinegro foi direto para o G-4, deixando o adversário deste sábado na 5ª colocação. Vale ressaltar que o título da Copa Santa Catarina garante vaga para a Copa do Brasil de 2025, o que representa também uma receita a mais no caixa do clube vencedor.
O Joinville por outro lado, ainda não perdeu na Copa Santa Catarina, porém, não venceu também. Em quatro jogos foram quatro empates diante de Concórdia, Nação, Barra e Marcílio Dias.
Mesmo sem vitória até o momento, o JEC tem o melhor ataque da competição, com sete gols marcados, sendo que seis deles foram marcados em bolas paradas.
Retrospecto de Joinville x Figueirense
Ano passado, pela Copa SC, o Figueirense levou a melhor e venceu por 3 a 1, gols de Léo Artur, Guilherme Pato e Nicolas, com Andriw marcando pelo JEC. O retrospecto aponta 210 confrontos entre as equipes, com o JEC vencendo 79 vezes. O Furacão venceu 57 vezes e aconteceram 74 empates.
Como demonstrativo da grande rivalidade entre as equipes, foram seis decisões de Campeonato Catarinense entre Joinville, com três conquistas do Furacão (2006,2014 e 2015) e três para a equipe do norte do estado (1979, 1983, 1984).
FICHA TÉCNICA – JOINVILLE x FIGUEIRENSE – 5ª rodada Copa SC
JOINVILLE: Bazilio; Lucas Sena, Carlos Alexandre, Nuno e Ernandes; Breno, Gabriel Chagas Silas e Lucas de Sá; Gabriel Chagas e Porto.
Técnico: Ney Franco
FIGUEIRENSE: Ruan Carneiro, Cedric, Genilson, Thomás Kayck e Samuel (Titto); Gledson, JP Iseppe e Yan; Guilherme Pato, Léo Maia e Jefinho.
Técnico: Rodrigo Carpegiani
ARBITTRAGEM: Rodrigo D’Alonso Ferreira, auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller.
ONDE ASSISTIR: MBTV, no YouTube.
LOCAL: Arena Joinville
DATA: 5/10/2024
HORÁRIO: 16h
Post Comment