O que aconteceu
Clã tradicional venceu. João Campos, 30, é filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Com a vitória deste domingo (6), mantém o poder da família no estado. O seu bisavô, Miguel Arraes, foi prefeito do Recife entre 1960 e 1963, além de ter sido governador do estado.
Diferente de quatro anos atrás. A eleição de 2024 foi bem mais tranquila para Campos do que a primeira, em 2020. Naquele ano, ele disputou o segundo turno contra a prima Marília Arraes (ex-PT e hoje no Solidariedade), com quem trocou farpas durante a campanha.
Super-chapa. Este ano, Campos teve o apoio da prima, do PT e de outros 11 partidos, de diferentes espectros políticos. A forma como conseguiu costurar um amplo arco de alianças lembrou o pai na eleição para o governo do estado, em 2010. Naquela ocasião, 15 siglas apoiaram Eduardo Campos, na chamada Frente Popular.
Concorrentes de 2024. João Campos teve como principais rivais os candidatos Daniel Coelho (PSD), aliado da governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB); o bolsonarista Gilson Machado Neto (PL) e Dani Portela (PSOL).
Será que ele cumpre? A questão agora é saber se Campos cumprirá integralmente o novo mandato, já que o nome dele é dado como certo para a disputa ao governo do estado, em 2026, contra a governadora Raquel Lyra.