Os transtornos mentais representados no desenho Ursinho Pooh
O carismático e fofíssimo Ursinho Pooh marcou uma geração de crianças e adultos com suas histórias, tendo aparecido pela primeira vez nos livros em 1921. Mas o que os personagens da história podem ter a ver com a Psicologia e a Psiquiatria?
Após analisar os personagens do famoso desenho da Disney, a revista científica da Associação Médica Canadense concluiu que cada um deles representa um transtorno mental.
Veja os transtornos mentais identificados nos personagens do desenho Ursinho Pooh:
Ursinho Pooh
Segundo os pesquisadores, o personagem principal do desenho, o Ursinho Pooh, tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Segundo o Ministério da Saúde, o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas caracterizado por sintomas como falta de atenção, desorganização, inquietação e impulsividade.
O TDAH geralmente surge na infância e pode acompanhar a pessoa para sempre.
Guru
Guru, provavelmente está dentro do espectro autista. Segundo o estudo, o personagem sempre ignora o que está ao seu redor e procura refúgio na bolsa da mãe.
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, o autismo é uma condição neurológica que compromete a interação social, a fala e o comportamento do indivíduo em diversos níveis.
Can
Em diversos momentos, Can se mostra superpreocupada com o seu filho, Guru, o que os especialista analisaram como um Transtorno de Ansiedade Social.
O transtorno de ansiedade social pode ser caracterizado pelo medo ou pela ansiedade relacionados a determinadas situações sociais ou de desempenho.
Abel
Abel, o coelho, mostra uma necessidade de organização constante e, quando algo não está sob seu controle,fica muito aflito e nervoso. Os especialistas consideram que ele tenha Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
De acordo com o Ministério da Saúde, o TOC é uma ansiedade crônica que provoca pensamentos e rituais repetitivos que a pessoa não pode controlar.
Bisonho
Constantemente triste, Bisonho apresenta diversos sintomas de depressão, caracterizada principalmente pela tristeza ou diminuição do interesse ou prazer em realizar atividades.
Tigrão
Tigrão não consegue ficar parado, é impulsivo e está sempre em constante movimento. Os especialistas o diagnosticaram com hiperatividade, estado excessivo de energia, que pode ser motora ou mental.
Leitão
Leitão tem ansiedade devido ao seu medo de barulhos e tendência a querer ficar sozinho constantemente. A ansiedade muitas vezes é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal, mas que em excesso faz mal para a saúde.
Cristóvão
Os especialistas afirmam que tudo o que acontece no Bosque é fruto da imaginação de Cristóvão. Segundo o estudo canadense, o personagem caracteriza a esquizofrenia, transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, alucinações, falsas convicções, pensamento e comportamento anômalo.
Post Comment