Rede Feminina de Combate ao Câncer faz da prevenção um compromisso diário em SC
“Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.” Foi com esse trecho da escritora Cecília Meireles que as diretoras da RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) de Florianópolis, Maria Helena Agacy, Rosângela Garbin e Célia Pamplona de Queiroz, introduziram o sentimento real de quem enfrenta o diagnóstico de qualquer tipo de câncer.
Com 63 anos de atuação e nascida em Florianópolis, a Rede Feminina está presente em 78 municípios de Santa Catarina, oferecendo atendimento voluntário às mulheres, principalmente na prevenção do câncer de mama, com encaminhamento para mamografia, além de exames preventivos do colo do útero, como o papanicolau.
“A nossa bandeira é a prevenção. Eu sempre costumo dizer que somos Outubro Rosa o ano inteiro, porque estamos de janeiro a janeiro realizando esse trabalho preventivo com as mulheres”, afirma a presidente da RFCC da Capital, Maria Helena.
Em Florianópolis, entre 350 e 400 mulheres são atendidas gratuitamente todos os meses na Rede. Divanete Favetti é uma das milhares de mulheres que fazem questão de realizar o preventivo anualmente na instituição. “Já conheço aqui há muito tempo. Desde a recepção até a saída, somos muito bem tratadas. Me sinto à vontade”, declarou.
A força do voluntariado
O voluntariado é a chave da instituição. São 63 voluntários entre médicos, psicólogos, enfermeiros e profissionais de diversas áreas. Um exemplo dessa parceria são as voluntárias que, por meio de suas habilidades em artesanato, se reúnem todas as terças-feiras ao longo do ano para bordar panos de prato, jogos americanos e toalhas de mesa, tudo para ser vendido em dois dias da feira que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, das 9h às 18h, no Hippo Supermercado, na rua Almirante Alvim, 555, no Centro de Florianópolis.
Para ajudar a custear parte dos exames, a Rede Feminina mantém um bazar, alimentado por doações de roupas em bom estado e até peças novas, graças a parcerias com lojas. “Tudo que arrecadamos aqui é para comprar os materiais necessários para realizar os exames preventivos. Esse espaço é muito importante e por isso estamos sempre pedindo ajuda, afinal, é um dinheiro que a Rede Feminina pode usar onde mais precisa”, explica a voluntária do bazar, Vera Kleinubing.
Mês de atividades
Para o Outubro Rosa, a equipe preparou uma série de ações com o slogan “Prevenir faz bem!”, com o objetivo de levar mais informação às mulheres. Durante todo o ano, são oferecidas palestras gratuitas em empresas, escolas e comunidades e neste mês, a agenda tem 35 palestras programadas.
“A informação é o primeiro passo para a prevenção. Lembrando que estamos em alerta o ano inteiro”, comenta a coordenadora do setor educativo e 2ª secretária da diretoria, Célia Pamplona de Queiroz.
A vice-presidente, Rosângela Garbin, considera a campanha essencial. “Muitas vezes, elas estão ocupadas com as tarefas do dia a dia, mas no Outubro Rosa acabam se lembrando de olhar para si mesmas e fazer os preventivos necessários.”
Confira o calendário de ações:
- 11/10 – Roda de Conversa com Dr. Carlos Breda, às 18h, na rua Victor Konder
- 12/10 – Caminhada Rosa, às 9h, na Cabeceira da ponte Hercílio Luz
- 17/10 – Dia Rosa, em Vidal Ramos – Centro
- 19/10 – Evento Rosa, a partir das 13h45, no Costão do Santinho
- 22/10 – Roda de Conversa, no Jazzin no Beiramar Shopping, em parceria com a Amucc
- 27/10 – Missa de encerramento
- 29/10 – Mostra Fotográfica “Mulheres que cuidam de mulheres”, no Hall central da Alesc
Post Comment