Breaking
23 Apr 2025, Wed

Após cerca de três metros de vegetação de restinga terem sido arrancadas da Praia Central de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na última quinta-feira (03), a prefeitura da cidade fez uma orientação à população sobre o cuidado com as plantas no entorno do trecho da reurbanização da orla.

Conforme o Município de Balneário Camboriú, o responsável pelo ato ainda não foi identificado. A planta retirada é da espécie Blutaparon portulacoides, comum em solos arenosos na costa sul brasileira.

Três metros de restinga foram arrancados na orla da Praia Central – Foto: SECOM BC/ ItajaíTrês metros de restinga foram arrancados na orla da Praia Central – Foto: SECOM BC/ Itajaí

Restinga foi plantada por exigência do IMA para obra em Balneário Camboriú

A implantação desta vegetação foi uma exigência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para o licenciamento ambiental da obra de alargamento da faixa de areia.

Segundo o IMA, a planta é importante, pois cria barreiras naturais que minimizam a ação dos ventos e auxiliam na fixação da areia, evitando erosão costeira, preservando a orla.

Vegetação é exigência do IMA para reurbanização da orla - SECOM BC/ Itajaí

Vegetação é exigência do IMA para reurbanização da orla – SECOM BC/ Itajaí

Vegetação é exigência do IMA para reurbanização da orla - SECOM BC/ Itajaí

Vegetação é exigência do IMA para reurbanização da orla – SECOM BC/ Itajaí

A Prefeitura de Balneário Camboriú ressaltou a importância do cuidado dos moradores e vistantes, e orienta que as áreas de vegetação não sejam acessadas nem utilizadas como lixeira. Os pais também são orientados a não permitir que os filhos brinquem nestes locais.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *