Urgente, emocionante e humanista
O comentarista político Adrilles Jorge esteve no lançamento e classificou From the River to the Sea como “o mais perfeito, o mais bem acabado documentário da história da Brasil Paralelo”.
Jorge foi um dos convidados para a exibição, que também contou com a participação de outras personalidades.
“Ele é perfeito no que tange a história contemporânea, a luta do povo de Israel contra os que querem exterminar o povo judeu. É um documento urgente, emocionante e humanista”, declarou no fim da sessão.
Adrilles destacou a forma como as universidades contam a história dos judeus. Para ele, trata-se de manipulação e distorção por parte dos discentes.
“É de todas as formas uma obra prima”, finalizou parabenizando a todos os envolvidos.
Algo maior
Para Davi Laranjeiras, From the River to the Sea “pode mudar o mundo”. Ele enxerga a obra como um alerta para toda a humanidade.
“Esse filme mostra que se não abrirmos os olhos e não olhar para o que está acontecendo, o que acontece lá pode chegar aqui. Esse filme não é sobre Israel ou Palestina, e sim sobre um contexto global, que começa lá e é disseminado”, disse em entrevista.
Laranjeiras destacou que “a verdade só vai chegar ao brasileiro se todos ajudarem a divulgar o filme”. O lutador Minotauro tem a mesma opinião. Acredita que por mais que o assunto seja debatido, a proporção da violência precisa chamar a atenção das pessoas.
“Fica a lição para as pessoas pararem, pois isso vai acabar muito mal”, declarou.
A exibição gerou expectativa
O evento marcou a primeira exibição da produção em terras brasileiras, que já teve pré-estreias em Tel Aviv e Lisboa. Logo no início, os convidados demonstravam ansiedade antes do início da sessão.
Filipe Valerim, sócio-fundador da Brasil Paralelo, demonstrou curiosidade com a reação dos brasileiros ao filme:
“Mal posso esperar para ver a reação do público brasileiro para essa história tão elucidadora”.
From the River to the Sea foi dublado em português e também está disponível com legendas.