Santa Catarina deve enfrentar chuva intensa e persistente nos próximos dias, a partir desta terça-feira (8). A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de alagamentos, porém, o sol já tem previsão de voltar a raiar no estado.

A terça-feira já começa com temporais isolados, por influência de um sistema de baixa pressão associado ao fluxo de calor e umidade provenientes da Amazônia.
A instabilidade ganha força na quarta-feira (9) e a chuva intensa deve se estender por todas as regiões, em especial do centro ao leste do estado, devido à circulação marítima.
O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, inundações, danos na rede elétrica, queda de árvores e destelhamentos.

Entre o Meio-Oeste, a Grande Florianópolis, o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí, há condições favoráveis para chuvas pontualmente fortes, rajadas de vento e possível queda de granizo no decorrer do dia.
A chuva intensa e persistente não dá trégua na quinta-feira (10). Há risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, descargas elétricas, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo. As temperaturas mínimas variam entre 8 e 18°C e as máximas marcam entre 12 e 24°C.
Na sexta-feira (11), a área de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e a uma nova frente fria. O fenômeno favorece a chuva intensa e volumosa em Santa Catarina.
Quando o sol volta a aparecer em SC? Chuva intensa dá trégua no fim de semana

Quem planejava curtir uma praia no fim de semana não precisa se preocupar: o sol deve voltar a raiar no sábado (12), quando a chuva intensa dá uma trégua em Santa Catarina.
O tempo melhora com o afastamento da frente fria associada ao ciclone extratropical em direção ao oceano. Segundo a Defesa Civil, a previsão para sábado é de sol e variação de nuvens em todas as regiões do estado.
Recomendações da Defesa Civil para os dias de chuva intensa

A Defesa Civil alerta para o risco de ocorrências associadas à chuva intensa e persistente que atinge o estado nos próximos dias. Saiba como se proteger:
- Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- Na praia, jamais fique na água;
- Cuidado com as crianças próximas a rios e ribeirões;
- Não atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.