5 curiosidades sobre ‘Homem de Ferro’
Descubra alguns fatos curiosos sobre o filme que abriu o MCU e será exibido na Sessão da Tarde de hoje, 09: ‘Homem de Ferro’!
Nesta quarta-feira, 09, ‘Homem de Ferro‘ será exibido na Sessão da Tarde, onde será possível acompanhar a história de Tony Stark (Robert Downey Jr.), um inventor brilhante — e muito rico — que é sequestrado por terroristas com um objetivo: fazer com que ele construa uma arma poderosa com alta capacidade de destruição. Ao invés disso, Stark monta uma armadura blindada de alta tecnologia, usada por ele para deixar o local e, futuramente, para combater o crime.
Relembre o trailer:
A trama foi lançada em 2008, abrindo o Multiverso Cinematográfico Marvel (MCU), de onde saíram mais de 30 filmes cujas histórias se conectam. Pensando na importância do filme, a RECREIO reuniu uma lista com 5 curiosidades sobre os bastidores da produção para descobrir antes de acompanhar a exibição às 15h25 (Horário de Brasília) na TV Globo.
1. Planejado por muito tempo
Conforme repercutido pelo portal Legião dos Heróis, foram necessários anos de planejamento até que a trama saísse do papel. Acontece que a produção tem os primeiros registros desde 1990!
Na época, estúdios como Universal, New Line e Fox foram cotados para guiar o projeto, mas nenhum realmente seguiu com a produção, já que a Marvel voltou a deter os direitos da trama em 2004, decidindo produzir o longa-metragem por conta própria.
2. Outro diretor?
O planejamento de anos ganhou forma quando o diretor escolhido para dirigir a trama, Jon Favreau, que também interpreta Happy Hogan, o motorista/guarda-costas de Tony Stark, foi escolhido. Ainda assim, antes dele, que assumiu o barco em 2006, foram cogitados outros cineastas para comandar a história, como Quentin Tarantino (Pulp Fiction), que, segundo a Rede Globo, foi abordado em 1999 não só para dirigir, mas também para escrever a história.
Depois dele, em 2001, Joss Whedon (Buffy, a Caça-Vampiros), um grande fã de histórias em quadrinhos, estava em negociação para o comando da produção, seguido por Nick Cassavetes (Diário de uma Paixão), em 2004.
3. Escalação arriscada
Além de Robert Downey Jr., outros atores foram cotados para o papel, como Nicolas Cage (Longlegs) e Tom Cruise (Top Gun: Maverick). Quando Robert foi escalado, muitas dúvidas rodaram na mídia sobre ele ser a escolha certa para o papel, visto que o astro, que já tinha um Oscar por “Chaplin” em 1993, lidava com o vício em drogas e sucessivas prisões, fazendo com que sua carreira no cinema fosse um tanto quanto incerta.
No entanto, Downey Jr. deu uma guinada após o papel, se tornando o ator mais bem pago do MCU e retornando para grandes projetos em Hollywood, já que, após a trama de 2008, ele estrelou filmes como “Sherlock Holmes” e “Oppenheimer”, por exemplo.
4. Muito Improviso
Já pensou as filmagens de uma trama serem iniciadas sem o script completamente pronto? Foi isso que aconteceu em “Homem de Ferro”! Devido à falta do roteiro finalizado, os atores improvisaram diversos diálogos, o que de certa forma trouxe mais fluidez e dinamismo às cenas.
5. Adaptação
Jarvis, a inteligência artificial que toma conta das armaduras e dos estabelecimentos de Tony Stark, é bem diferente nas HQs. Isso porque, nos quadrinhos, Jarvis é o nome do mordomo de Stark, enquanto na adaptação cinematografia esse fato foi alterado para evitar comparações com Alfred Pennyworth, o mordomo do Batman.
Outra curiosidade é que Paul Bettany, que é mais conhecido no MCU por dar vida ao Visão, o interesse amoroso da Feiticeira Escarlate, foi quem deu voz a Jarvis. Ele levou apenas duas horas para dublar todas as falas de Jarvis no filme.
Post Comment