Você mede a pressão arterial corretamente? Saiba qual a posição certa
Uma pesquisa determinou qual é a posição ideal do braço para medição da pressão arterial. Além disso, o estudo, publicado na revista JAMA Internal Medicine, revelou que posicionar o braço sobre o colo, as medições podem resultar em valores mais altos do que os reais.
A pressão arterial, expressa em milímetros de mercúrio (mmHg), tem duas componentes principais:
- Pressão sistólica (a pressão nas artérias durante o batimento cardíaco);
- Pressão diastólica (a pressão entre os batimentos).
Para obter medições precisas, recomenda-se que a medição seja feita com as pernas descruzadas, os pés apoiados no chão, as costas retas e o punho na altura do coração.
Quando se diz que alguém apresenta uma pressão de 12 por 8, isso indica que a pressão sistólica é de 120 mmHg e a diastólica é de 80 mmHg.
Como medir a pressão arterial corretamente?
O estudo revelou que, com o braço apoiado sobre o colo, as medições apresentavam valores médios 4 mmHg mais altos do que o recomendado. Quando o braço estava pendurado ao lado do corpo, a pressão arterial mostrava-se ainda mais elevada, com um aumento médio de 7 mmHg.
Essa superestimação pode ser explicada pela distância vertical entre o punho e o coração, que aumenta com a posição do braço, elevando a pressão hidrostática na artéria principal do braço devido à gravidade.
Além disso, a posição do braço pode reduzir o retorno venoso, provocando uma compensação na circulação sanguínea que eleva a pressão arterial. A falta de apoio adequado do braço pode causar contrações musculares, resultando em um aumento temporário da pressão.
Para garantir medições precisas, é fundamental prestar atenção à posição do braço durante a medição da pressão arterial.
Post Comment