Fiscais flagram desmatamento ilegal em SC equivalente a 399 campos de futebol
Uma área de 285 hectares — o equivalente a 399 campos de futebol — da Mata Atlântica foi alvo de desmatamento ilegal neste ano. Os crimes foram identificados por fiscais em 118 municípios de Santa Catarina, durante uma operação realizada no mês de setembro.
A Operação Mata Atlântica em pé foi realizada entre os dias 9 e 30 de setembro, em todo o Brasil. Em Santa Catarina, equipes do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e a PMA (Polícia Militar Ambiental) foram até 253 pontos do Estado onde a plataforma MapBiomas alertou que havia desmatamento.
Os pontos foram identificados via satélite e, com as fiscalizações, foi possível identificar se havia desmatamento ilegal, ou se a ação se referia a espécies exóticas, deslizamento de encostas, campo sujo, ou outras situações.
Desmatamento ilegal da Mata Atlântica foi identificado em 17 mil hectares do Brasil
A Operação foi realizada em 17 estados brasileiros cobertos pelo bioma Mata Atlântica: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Conforme o MPSC, neste ano, 1.248 fiscalizações identificaram 17.124 hectares de desmatamento ilegal de vegetação nativa (quase dois mil hectares a mais do que no ano passado). Apenas neste ano, R$ 137 milhões foram aplicados em multas por desmatamento ilegal no Brasil.
O desmatamento ilegal reduziu 14.697 hectares (equivalente a 14 mil campos de futebol) entre 2022 e 2023 de Mata Atlântica nativa.
Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio deste ano, que apontou uma redução de 27% em relação ao período anterior e confirma uma tendência de queda na taxa de desmatamento no bioma nos últimos anos.
Post Comment