Fiscais flagram desmatamento ilegal em SC equivalente a 399 campos de futebol

Logo - ND Mais

Uma área de 285 hectares — o equivalente a 399 campos de futebol — da Mata Atlântica foi alvo de desmatamento ilegal neste ano. Os crimes foram identificados por fiscais em 118 municípios de Santa Catarina, durante uma operação realizada no mês de setembro.

Desmatamento ilegal da Mata Atlântica, foto mostra árvore caída em meio a florestaDesmatamento ilegal da Mata Atlântica foi identificado em 118 municípios de SC – Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação/ND

A Operação Mata Atlântica em pé foi realizada entre os dias 9 e 30 de setembro, em todo o Brasil. Em Santa Catarina, equipes do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e a PMA (Polícia Militar Ambiental) foram até 253 pontos do Estado onde a plataforma MapBiomas alertou que havia desmatamento.

Os pontos foram identificados via satélite e, com as fiscalizações, foi possível identificar se havia desmatamento ilegal, ou se a ação se referia a espécies exóticas, deslizamento de encostas, campo sujo, ou outras situações.

Desmatamento ilegal da Mata Atlântica foi identificado em 17 mil hectares do Brasil

A Operação foi realizada em 17 estados brasileiros cobertos pelo bioma Mata Atlântica: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Conforme o MPSC, neste ano, 1.248 fiscalizações identificaram 17.124 hectares de desmatamento ilegal de vegetação nativa (quase dois mil hectares a mais do que no ano passado). Apenas neste ano, R$ 137 milhões foram aplicados em multas por desmatamento ilegal no Brasil.

O desmatamento ilegal reduziu 14.697 hectares (equivalente a 14 mil campos de futebol) entre 2022 e 2023 de Mata Atlântica nativa.

Desmatamento ilegal da Mata Atlântica, FOTO MOSTRA FLORESTAA Mata Atlântica é o único e principal bioma de Santa Catarina – Foto: Adrio Centeno/IMA/Reprodução/ND

Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio deste ano, que apontou uma redução de 27% em relação ao período anterior e confirma uma tendência de queda na taxa de desmatamento no bioma nos últimos anos.



Post Comment

You May Have Missed