O colesterol no sangue é associado a problemas que podem causar entupimento das artérias como a aterosclerose, por exemplo.
Segundo a Unam (Universidade Autônoma do México) desde a antiguidade, o milho tem uma importância cultural significativa que enriqueceu a história dos povos na América Latina ao ser utilizado em rituais e símbolos de prosperidade, fertilidade e abundância.
Na gastronomia mexicana, por exemplo, o milho é muito utilizado em todos os tipos de pratos, cozinhando os grãos para adicionar em sopas e saladas

O milho nativo é aquele que foi preservado pela prática de seleção de sementes realizada por agricultores todos os anos, sendo diferente dos gerados por métodos de reprodução híbrida.
O complexo B é uma das propriedades benéficas contidas no milho que ajuda a melhorar a digestão e aparência da pele e dos cabelos.
Baixo índice glicêmico e regula colesterol no sangue
Segundo a Clínica Mayo, o milho é um alimento de baixo índice glicêmico, pois é lentamente digerido e não causa picos de açúcar no sangue e isso ajuda a regular o colesterol no sangue.
O milho é composto principalmente de fibras insolúveis que o corpo não consegue quebrar.

Os nutrientes essenciais como o ácido fólico e o magnésio são componentes do milho que, quando ingeridos, fortalecem o funcionamento do sistema nervoso e promovem a formação de glóbulos vermelhos.
Deve-se observar que os grãos de milho ajudam a prevenir doenças como a anemia, pois são ricos em vitaminas e minerais, especialmente ferro.