Os 5 piores motores 3 cilindros do Brasil campeões em defeitos

Se você acha que já viu de tudo, espere até descobrir quais os cinco piores motores 3 cilindros do Brasil.

De acordo com Ricardo Chiarato, especialista da DR Auto Mecânica, que lida com esses motores desde que surgiram no Brasil, certos modelos merecem destaque pelo excesso de problemas.

São motores 3 cilindros que vão desde carros da Renault, passando por Fiat e também Peugeot e apresentam uma série de problemas para donos desses veículos.

na imagem aparece um motor 3 cilindros sendo consertado após carro parar na mecânicaDonos de veículos como Renault Kwid já enfrentaram falhas de motor inexplicáveis e barulhos que incomodam – Foto: Freepik

Veja a lista de piores motores 3 cilindros do Brasil

1)  Motor 3 cilindros da Renault (SCe 1.0)

Esse motor da Renault está no topo da lista, pois os problemas recorrentes desse motor incluem desde o desgaste prematuro do eixo do comando até vazamentos de óleo pela junta da tampa de válvulas.

Donos de veículos como o Renault Kwid já enfrentaram falhas de motor inexplicáveis e barulhos que incomodam.

Vibrações em excesso, consumo elevado de óleo e queima frequente de bobinas completam ainda o pacote de transtornos. Manter esse motor funcionando pode ser um desafio e tanto.

2) Motor Peugeot Puretech 1.2

Outro motor que entrou na lista com méritos nada honrosos foi o motor 3 cilindros da Peugeot, cujo principal defeito é a correia dentada banhada a óleo

Essa inovação da montadora francesa trouxe um problema já que a correia tende a dissolver e espalhar resíduos pelo motor, causando danos sérios e altos custos de manutenção.

A oficina DR Auto Mecânica destaca a dificuldade em manter esse motor da Peugeot sem que ele “desmonte” antes dos 240 mil km. Um problema que custa caro aos proprietários.

3) Motor GM (aspirado e turbo)

A promessa de economia e potência desse motor vem acompanhada de um pesadelo mecânico: a dissolução da correia banhada a óleo da GM.

Mesmo ao seguir as recomendações da troca de óleo, a correia se dissolve antes do esperado e prejudica o motor por inteiro.

na foto aparece motores 3 cilindros sendo consertado em mecânica Motores de 3 cilindros apresentam problemas e vão parar na oficina – Foto: Freepik/ND

Além disso, a bomba à vácuo apresenta problemas, com a dissolução de componentes internos que podem causar estragos significativos.

4. Motor Ford (primeira geração)

Conhecido pelo apelido de “trimilique” na oficina, esse motor se destaca pela vibração excessiva, a ponto de fazer com que o motor sacuda o carro por inteiro;

A vibração constante resulta em uma série de outros problemas, queimaduras de bobinas e corpo de borboleta.

5) Motor Fiat Firefly 1.0

Apesar de usar corrente de comando, o motor Firefly tem seus próprios defeitos. Um dos mais comuns é o pulo do dente da corrente, que ocorre quando o motor é virado no sentido contrário, em testes para pressão e vazão, vela ou colocar o carro no ponto.

Isso pode causar desalinhamentos que requerem desmontagens complexas para resolver. O consumo alto de óleo de defeitos na bomba d’água tornam esse motor visitar as oficinas com bastante frequência.



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