primeiro navio atraca em área arrendada

Logo - ND Mais

O Porto de Itajaí viveu, nesta sexta-feira (11), um momento significativo: pela primeira vez desde dezembro de 2022, um navio atracou na área arrendada do terminal.

A operadora portuária JBS Terminais iniciou oficialmente suas operações após o alfandegamento com a atracação do navio Maersk Lamanai, embarcação de bandeira de Hong Kong.

Imagem mostra navio atracado no Porto de ItajaíNavio da Maersk marcou início oficial das operações da JBS no terminal itajaiense – Foto: Porto de Itajaí

Vindo do Porto de Paranaguá (PR), com 300 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, o navio atracou no berço 2 da JBS Terminais por volta de 08h30.

A embarcação, operada pela Seara e agenciada pela armadora Maersk, após concluir suas movimentações com cargas refrigeradas, seguiu seu trajeto marítimo ao Porto de Santos (SP).

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destacou a importância do início das operações da JBS Terminais para o desenvolvimento econômico da região.

“Com o início das operações, a JBS Terminais projeta movimentar cerca de 58 mil TEUs por mês, superando a meta mínima contratual de 44 mil TEUs. Estamos confiantes de que este será um novo ciclo de crescimento para o Porto de Itajaí”, enfatiza.

A operadora arrendatária, JBS Terminais, tem em seu planejamento, pelo menos o recebimento de cinco linhas regulares de navios, fortalecendo sua posição estratégica no setor logístico.

A expectativa é de que a operação contribua para a geração de novos empregos e dinamize o setor portuário, trazendo benefícios para todo “trade portuário” local e regional.

Porto de Itajaí deve voltar a ter impacto econômico

Imagem mostra navio atracado no Porto de ItajaíÁrea arrendada do Porto de Itajaí ficou quase 2 anos sem receber navios – Foto: Porto de Itajaí

O aumento das atividades portuárias pode estimular desde a criação de empregos diretos e indiretos até o fortalecimento de empresas ligadas ao comércio exterior e transporte de cargas.

Sobre esse avanço, o diretor executivo da JBS Terminais, Aristides Russi Junior, destaca: “Este é um projeto que vai além das nossas operações, pois seu impacto será sentido na geração de empregos e na dinamização da economia local, reforçando o papel de Itajaí como um dos grandes centros portuários do Brasil. É um momento de grande orgulho para todos nós”.

Até agora, navios atracavam no Porto Público

Desde o dia 7 de julho, os navios da operadora JBS Terminais atracaram no porto público/cais público para operações de embarque e desembarque. Em uma parceria conjunta com o operador da área pública, a SC PORTOS, sete navios atracaram.

O navio Star Lysefjord chegou ao porto em julho para desembarcar uma carga significativa, enquanto o CMA CGM Platon, atracado no final do mesmo mês, realizou operações de embarque.

Em setembro, o Chipol Changan e o MSC Kalamata também operaram no porto com embarques importantes. Posteriormente, o Maersk Lota continuou com as operações de exportação, seguido pelo MSC Illinois, que teve uma das maiores movimentações do período, incluindo remoções além do embarque de contêineres.

No início de outubro, o NC Bruma realizou uma operação menor de embarque, e nesta sexta-feira, o Maersk Lamanai completou novas atividades de exportação.



Post Comment

You May Have Missed