Projeto verão lota academias em Florianópolis
Com a proximidade do verão, as academias tendem a ficar cada vez mais cheias, impulsionadas pelo desejo de manter a boa forma durante a estação. Entusiastas do ‘projeto verão’ têm aquecido o mercado fitness, que já começou a registrar alta na capital.
Durante os meses que antecedem o verão, a procura por academias na capital cresce. Segundo levantamento feito pelo portal ND Mais com duas academias e um centro de CrossFit da capital, o aumento no número de alunos chegam a 30% neste período e se inicia entre os meses de julho e agosto.
Academias já percebem aumento no número de alunos nos últimos meses
Nos meses que antecedem o verão, é possível observar que o número de alunos está aumentando para tentar correr atrás do prejuízo. Como resultado, algumas academias da capital já começaram a registrar mais movimento nas salas de musculação.
De acordo com Gustavo Budde, gestor da unida Pratique Fitness, em julho, a unidade localizada no bairro Trindade, contava com 1360 alunos. Quando a academia foi inaugurada em janeiro deste ano, haviam apenas 286.
“Agora, a unidade conta com mais de 1700 e até o final do verão deve fechar em torno de 2000”, afirma Gustavo Budde, confiante na chegada de novos alunos para o verão.
Para Jhonata Vicentina, líder da unidade Pratique Trindade, a academia está sempre cheia desde sua inauguração em janeiro deste ano. “Agora como vem o verão vai consequentemente encher mais”, disse.
Marcos Skorek, proprietário da academia Sharks Gym, no bairro da Trindade, explica que a movimentação de alunos ocorre em função das estações do ano. Segundo ele, o aumento no número de alunos em períodos próximos ao verão “é comum nas academias todos os anos”.
“As academias da capital perdem alunos a partir de março e voltam a ter aumento de julho em diante. Isso acontece sempre em função das estações do ano”, afirma Marcos Skorek, destacando que a academia atualmente conta com cerca de 700 alunos.
No segmento do Cross Training, o CrossFit Beira Mar, localizado no Centro da capital, teve um crescimento no número de alunos entre 15 e 30% durante o verão. Para o centro de treinamento, este ano, o aumento de frequentadores iniciou no mês de agosto.
De acordo com a diretora técnica do CrossFit Beira Mar, Pâmela Pacheco, durante o verão de 2023, o box contava com 230 alunos. Este ano, o box vai iniciar o verão com mais de 300 alunos.
CrossFit ganha espaço e novos adeptos em Florianópolis
Nos últimos anos, o CrossFit tem ganhado cada vez mais espaço em Florianópolis. A proposta intensa e diversificada da modalidade tem atraído muitos praticantes na capital que “não se adaptaram” nas academias de musculação.
Pâmela Pacheco é coach de CrossFit Level 2 (nível intermediário) no CrossFit Beira Mar. Segundo ela, a modalidade é dinâmica e com excelente potencial de melhora da saúde física.
A coach alerta que o aluno deve escolher uma atividade que tenha alguma identificação. “Fazer aquilo que não gosta, ficará insustentável a longo prazo, aumentando muito as chances de desistência”, explica.
De acordo com Pâmela, muitos se enganam ao achar que precisam estar bem condicionados para iniciar no CrossFit – o que não é verdade.
“Qualquer pessoa, independente do ponto de partida, pode realizar o esporte com ajustes e adaptações que se encaixam e respeitam a sua individualidade”, explica a coach de CrossFit Pâmela Pacheco.
Projeto verão em 3 meses é um erro comum, diz especialista
A alta procura pelas academias com a proximidade do verão nem sempre são feitas da maneira correta, afirma o personal trainer, Lucas Moutinho, 27 anos. Segundo ele, a maior parte dos que buscam o famoso ‘corpo de verão’, começaram a treinar há pouco tempo.
“Muita gente procura fazer atividades físicas apenas por objetivos curtos, para meter o shape em apenas três meses, como no carnaval e no verão, por exemplo. Elas se frustram porque acham que em 90 dias terão um corpo ideal”, explica o personal trainer Lucas Moutinho.
Segundo ele, para chegar ao corpo ideal é necessário um treinamento específico para cada indivíduo. “Isso depende muito da musculatura do aluno, biotipo corporal e alimentação. Em um caso de emagrecimento, se trabalha nos primeiros dois meses, eliminar a gordura extra do aluno”, explica.
“Tenho alunos que estão treinando há um ano e tiveram resultados bons. Mas isso porque têm constância. Não é apenas treinar três meses e depois parar. Por conta disso, muita gente se frustra e não consegue ter uma sequência ideal de treino”, afirma Lucas Moutinho.
Segundo o personal trainer, um projeto verão não se constrói em meses. “O verdadeiro projeto fitness é a constância”, diz. Segundo ele, têm alunos que acham que treinando duas vezes ao dia os resultados vão acelerar. “Isso vai só prejudicar alcançar o seu objetivo”, alerta o educador físico.
Post Comment