Raul Gil se despede de Ary Toledo: "Meu irmão de alma, meu melhor amigo"


Comediante morreu aos 87 anos de idade na manhã deste sábado (12) Raul Gil, 86 anos de idade, não escondeu a tristeza ao receber a notícia da morte de Ary Toledo. O comediante morreu aos 87 anos na manhã deste sábado (12). O apresentador, que contou com a presença do humorista em vários de seus programas, o considerava “um irmão de alma”, além de seu melhor amigo.
LEIA MAIS
“Meu querido amigo Ary Toledo, hoje o Brasil perde um dos maiores humoristas de sua história, e eu perco muito mais: meu irmão de alma, meu melhor amigo. A dor que sinto é imensa, porque sua ausência torna tudo mais vazio e sem graça. A tristeza de saber que você se foi é profunda, e a sensação de que meus amigos estão partindo um a um é dolorosa demais para descrever”, afirmou.
Raul, que em agosto havia se mostrado abalado com a morte de Silvio Santos, voltou a manifestar sua tristeza ao perceber a perda de talentos de sua geração. “Ary sempre trouxe alegria por onde passava, e agora fica um silêncio que ecoa essa perda irreparável. Minhas sinceras homenagens a você, que fez o Brasil rir como poucos, mas que também foi uma das pessoas mais generosas e especiais que eu conheci. Descanse em paz, meu amigo. Sua luz jamais será esquecida, e sua alegria continuará viva em nossos corações, mesmo que hoje tudo pareça mais triste sem você.”
Raul afirma que vai recordar de Ary com um sorriso no rosto. “Sei que, onde quer que esteja, você já está arrancando gargalhadas de quem está por perto, fazendo as piadas que só você sabia contar. E, de vez em quando, vou rir sozinho lembrando das nossas histórias, porque, mesmo na dor, você ainda me faz sorrir. Vá com Deus, Ary, e continue espalhando essa alegria onde quer que você esteja.”
Ary Toledo
Reprodução/Instagram
Trajetória de Ary Toledo
Nascido na cidade de Martinópolis, no interior de São Paulo, Ary Toledo cresceu no município paulista de Ourinho. Aos 22 anos, ele se mudou para a capital e passou a trabalhar como ator no Teatro de Arena. As primeiras oportunidades no humor vieram quando ele tinha 27 anos.
Foi produtor e ator de grandes espetáculos de comédia, contando piadas, “causos populares” e músicas no estilo voz e violão em teatros pelo Brasil, que permaneceram sempre lotados por temporadas. Só no extinto Teatro Záccaro, em São Paulo, teve mais de sete anos de temporada.
Ary gravou discos, atuou em programas de humor nas redes Tupi, Record e SBT. A amizade com Silvio Santos começou ainda nos anos 1960, quando o animador foi padrinho de seu casamento com a atriz Marly Marley. No período da Ditadura Militar, chegou a ser preso por conta de uma de suas falas no teatro “Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com ato” referindo-se ao Ato Institucional 5.
Ary Toledo e a esposa, a jurada Marly Marley, que morreu em 2014
Reprodução/Instagram
Em 1981, Ary iniciou suas participações no SBT no júri do Programa Raul Gil. Em 1984, passou a fazer seu show contando piadas no Programa Flávio Cavalcanti. Com o falecimento de Cavalcanti, em 1986, Sílvio Santos o convidou para a sessão de humor do Show de Calouros, contando piadas e desafiando o auditório nas charadas.
Como humorista e piadista, Ary somou um acervo de 65 mil piadas. Ele foi casado por mais de 40 anos com Marly Marley, atriz e jurada do Programa Raul Gil. Ela morreu em 2014 em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas.
No ano passado, participou do especial de 60 anos do Programa Sílvio Santos, emocionando a todos no palco, recebendo o carinho de Patrícia Abravanel e dos ex-jurados do Show de Calouros. Neste ano de 2024, gravou importante participação no documentário Sílvio Santos Vem Aí, previsto para ser lançado em dezembro na plataforma +SBT.
Ary Toledo com o elenco de ‘A Praça é Nossa’
Gabriel Cardoso/SBT
Ary Toledo em edição comemorativa do ‘Programa Silvio Santos’, em 2023, com Patrícia Abravanel e Sérgio Mallandro
Gabriel Cardoso/SBT



Post Comment

You May Have Missed