‘Fuminho, braço direito no PCC, em breve pode estar nas ruas

Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho do PCC (Primeiro Comando da Capital), aguarda pela mudança no regime da pena para o semiaberto, após determinação do juiz-corregedor substituto da Penitenciária Federal de Brasília. Fuminho é apontado como o braço direito de Marcola, o líder do PCC.

Fuminho do PCC - Homem negro olhando fixamente para a câmera usando camiseta branca. Ele tem entradas no cabelo de calvícieFuminho, braço direito do líder de facção criminosa – Foto: Reprodução/ND

Braço direito no PCC aguarda mudança para o semiaberto

Apesar da decisão do juiz-corregedor substituto Frederico Botelho de Barros, na última quarta-feira (9), a SAPSP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo) recorreu para evitar a mudança de regime. A Justiça de SP determinou a manutenção de Fuminho do PCC por 90 dias no presídio federal até a conclusão do processo. As informações são do R7.

Denúncias do MPSP (Ministério Público de São Paulo) citam Fuminho como o braço direito de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder da facção criminosa.

Desde 2020 preso na penitenciária federal de segurança máxima, em Brasília, Gilberto Aparecido foi detido em uma megaoperação da PF (Polícia Federal) na África, após ficar 21 anos foragido da Justiça.

Balança da Justiça na cor cobre em frente a fundo cinzaProgressão foi solicitada em 2022 sob alegação de ‘bom comportamento’ durante cumprimento da pena – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Conforme publicado pelo R7, a decisão pela transferência para o presídio em São Paulo vai permitir a mudança para o regime semiaberto, em que o detento pode estudar e trabalhar e retornar à prisão à noite.

A SAPSP diz que Fuminho “compõe a cúpula da facção criminosa que atua, em diversos estados da federação, e em outros países, na prática de crimes dolosos, bem como planeja resgate de presos, fatos que ocasionam subversão da ordem e segurança interna, e colocam em risco a segurança pública”.

A decisão cautelar manteve Fuminho preso em Brasília, enquanto também aguarda o posicionamento do MPSP e da defesa dele.

*Com informações do R7.



Post Comment

You May Have Missed