Em contagem regressiva, David e Alberto tentam conquistar indecisos em propagandas eleitorais
A campanha eleitoral do segundo turno das eleições municipais em rádio e televisão termina nesta sexta-feira (25/10). Em contagem regressiva para o pleito que acontece neste domingo (27/10), os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) decidiram conquistar os votos em branco e indecisos como estratégia de campanha.
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital fez um levamento das propagandas eleitorais veiculadas na televisão desta sexta, confira o que cada candidato apresentou em tom de ‘despedida’ em seus 30 segundos de inserção.
David Almeida (Avante)
Em suas aparições o candidato à reeleição faz um discurso seguro e confiante de uma continuação de mandato.
Descartando promessas, o prefeiturável preferiu usar um tom mais leve com o eleitor, de ‘cara limpa’ e com discurso direto. O candidato não apresentou promessas e sim, continuação de trabalhos e projetos, como por exemplo as Eco Barreiras em todos os igarapés da cidade, assinatura de contrato com a Caixa Econômica para programa habitacional, a criação de um bairro planejado, o anúncio de um projeto concluído e o começo das obras da Cidade do Autista para o ano que vem, além do primeiro hospital municipal.
Um programa que chama a atenção é o que o vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, surge em um tom de voz mais sério e imagem forte, rebatendo matérias e críticas relacionadas à família do candidato à reeleição.
“Fake News, ataques pessoais, mentiras. Nada disso resolve os problemas de Manaus. Atacar a família do prefeito David de maneira covarde como vem sendo feito é crime”, dispara Rotta que por fim, diz que a população tem que fazer justiça nas urnas.
Capitão Alberto Neto (PL)
O candidato do Partido Liberal faz pouca aparição e usa de ataques para prender a atenção do eleitorado.
Uma das inserções mostra resultados de pesquisas eleitorais que apontaram a vitória do candidato com música e animações bem chamativas, mostrando as caminhadas com apoiadores, o programa convence quem assiste, numa liderança e preferência de votos.
A maioria das propagandas eleitorais se destacam em levar o eleitor ao questionamento: “Você conhece David Almeida e Renato Junior? Dê um google”. Os programas apresentaram escândalos e matérias sobre os citados.
Em um dos programas veiculados, a vice Maria do Carmo (Novo) participa citando as propostas de campanha abordadas em entrevistas, debates e até caminhadas. Ao lado de Alberto Neto, Maria cita as propostas feitas se caso forem eleitos: Câmeras com reconhecimento facial, mil novos guardas armados, zerar filas de consultas e exames, criação do hospital de olhos e valorização dos professores e escolas cívico-militares, além de dobrar as vagas de creches.
Em todas os programas a palavra mudança é fortemente destacada.
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O que é permitido agora?
Conforme a resolução nº 23.610/2019 do TSE, a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, além do impulsionamento de propaganda eleitoral na internet foram encerrados na quinta (24/10).
Caminhadas, carreata ou passeata podem ser feitas entre 8h e 22h do sábado (26/10), véspera da eleição. Também é permitido a distribuição de material gráfico e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som.
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