Chapecó terá mostras de curtas-metragens com entrada livre
Santa Catarina está pronta para celebrar o Dia Internacional da Animação nesta segunda-feira, 28 de outubro, com uma programação extensa e gratuita que se espalha por 21 cidades do estado. Em Chapecó, no Oeste catarinense, a exibição será realizada no Salão de Atos da Unochapecó, com entrada livre para o público.
O destaque do evento será a Mostra Oficial, que trará sessões de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais, às 19h, de forma simultânea em todas as cidades participantes.
O evento inclui a Mostra Nacional, com uma hora de produções brasileiras, e a Mostra Internacional, com mais uma hora de animações de diferentes países. A programação completa, incluindo locais e horários específicos em cada cidade, está disponível no site oficial do evento.
Mostra histórica valoriza produções catarinenses
Este ano, a programação comemorativa celebra os 18 anos do evento em Santa Catarina com a Mostra Histórica Catarinense, exibindo títulos locais que marcaram a trajetória da animação no estado.
Entre os destaques estão clássicos como Aventuras na Ilha da Magia (2001), Menino Caranguejo (2004), A Lenda do Brilho da Lua (2007), Sereia e Pandemônio (2008), Fundo (2014), e Almofada de Penas (2018). Para garantir a acessibilidade, as sessões incluirão opções de audiodescrição, legendas e interpretação em libras.
Priscila Severo, responsável pela produção nacional do evento, explica que incluir obras catarinenses é um passo essencial para valorizar o cinema local. “O DIA é uma plataforma para a visibilidade das produções brasileiras e, especialmente, catarinenses, reforçando o crescimento da indústria de animação no estado”, afirmou Severo.
Expansão e inclusão cultural no Dia Internacional da Animação
O coordenador estadual do evento, Pedro Clezar, destacou que o DIA não apenas amplia o acesso a obras nacionais e estrangeiras, mas também fortalece a produção local.
“O Dia da Animação mostra a força da nossa cinematografia e amplia o acesso a um cinema que foge dos padrões comerciais, oferecendo uma alternativa cultural para o público catarinense”, completou Clezar.
O evento foi viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o Governo de Santa Catarina, a Lei Paulo Gustavo e o Ministério da Cultura.
Essas colaborações permitiram ampliar a programação para novas cidades e reforçar o alcance do evento, que este ano ocorre em mais de 250 cidades no Brasil.
Segundo o coordenador nacional do DIA, Fabiano Florez, o evento é um convite para que o público conheça e se aproxime do mundo da animação.
“Queremos expandir o conhecimento sobre o cinema de animação, mostrando a diversidade de estilos e técnicas, especialmente para o público jovem, que pode se inspirar e perceber que também pode fazer parte desse universo”, disse Florez.
Post Comment