Chapecó terá mostras de curtas-metragens com entrada livre

Logo - ND Mais

Santa Catarina está pronta para celebrar o Dia Internacional da Animação nesta segunda-feira, 28 de outubro, com uma programação extensa e gratuita que se espalha por 21 cidades do estado. Em Chapecó, no Oeste catarinense, a exibição será realizada no Salão de Atos da Unochapecó, com entrada livre para o público.

animação que será exibida no Dia Internacional da AnimaçãoDia Internacional da Animação terá exibições em 21 cidades de SC. – Foto: Divulgação/ND

O destaque do evento será a Mostra Oficial, que trará sessões de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais, às 19h, de forma simultânea em todas as cidades participantes.

O evento inclui a Mostra Nacional, com uma hora de produções brasileiras, e a Mostra Internacional, com mais uma hora de animações de diferentes países. A programação completa, incluindo locais e horários específicos em cada cidade, está disponível no site oficial do evento.

Mostra histórica valoriza produções catarinenses

Este ano, a programação comemorativa celebra os 18 anos do evento em Santa Catarina com a Mostra Histórica Catarinense, exibindo títulos locais que marcaram a trajetória da animação no estado.

Entre os destaques estão clássicos como Aventuras na Ilha da Magia (2001), Menino Caranguejo (2004), A Lenda do Brilho da Lua (2007), Sereia e Pandemônio (2008), Fundo (2014), e Almofada de Penas (2018). Para garantir a acessibilidade, as sessões incluirão opções de audiodescrição, legendas e interpretação em libras.

Priscila Severo, responsável pela produção nacional do evento, explica que incluir obras catarinenses é um passo essencial para valorizar o cinema local. “O DIA é uma plataforma para a visibilidade das produções brasileiras e, especialmente, catarinenses, reforçando o crescimento da indústria de animação no estado”, afirmou Severo.

uma das mostras de animação que será exibida no Dia Internacional da AnimaçãoDia Internacional da Animação terá exibições em 21 cidades de SC. – Foto: Divulgação/ND

Expansão e inclusão cultural no Dia Internacional da Animação

O coordenador estadual do evento, Pedro Clezar, destacou que o DIA não apenas amplia o acesso a obras nacionais e estrangeiras, mas também fortalece a produção local.

“O Dia da Animação mostra a força da nossa cinematografia e amplia o acesso a um cinema que foge dos padrões comerciais, oferecendo uma alternativa cultural para o público catarinense”, completou Clezar.

O evento foi viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o Governo de Santa Catarina, a Lei Paulo Gustavo e o Ministério da Cultura.

Essas colaborações permitiram ampliar a programação para novas cidades e reforçar o alcance do evento, que este ano ocorre em mais de 250 cidades no Brasil.

animação que será exibida no Dia Internacional da AnimaçãoEm Chapecó, as exibições serão no Salão de Atos da Unochapecó. – Foto: Divulgação/ND

Segundo o coordenador nacional do DIA, Fabiano Florez, o evento é um convite para que o público conheça e se aproxime do mundo da animação.

“Queremos expandir o conhecimento sobre o cinema de animação, mostrando a diversidade de estilos e técnicas, especialmente para o público jovem, que pode se inspirar e perceber que também pode fazer parte desse universo”, disse Florez.



Post Comment

You May Have Missed