GP do México: Sainz conquista primeira pole de 2024; veja grid
Verstappen e Norris completam top 3 no grid inicial da corrida deste domingo Terminou o indigesto jejum de poles um ano de Carlos Sainz. Fora do top 1 no grid inicial desde o GP de Singapura do ano passado, o espanhol anotou 1m15s946 na classificação do GP do México neste sábado para garantir a pole position, sua primeira de 2024. Sua vantagem foi de 0s2 sobre Max Verstappen, segundo colocado. Lando Norris completa o top 3.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Carlos Sainz leva pole do GP do México da F1 em 2024
Jared C. Tilton/Getty Images
O espanhol chega agora a seis poles na carreira. Da última vez que partiu da posição de honra no grid, na etapa de Singapura de 2023, ele venceu a prova. Na atual temporada, o ferrarista já possui um triunfo: no GP da Austrália, aproveitando uma rara quebra do líder do campeonato Verstappen.
NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti sobre GPs dos EUA e da Cidade do México
Treino 1
Treino 2
Treino 3
O tricampeão da RBR, por sinal, terá em sua cola o co-protagonista e rival na briga pelo título de 2024: Norris. Compondo a primeira fila ao lado do pole Sainz, o holandês vai largar bem à frente do piloto da McLaren.
A Ferrari chega a quatro poles nesta temporada; três com Leclerc, que vem de vitória no GP dos Estados Unidos há uma semana. Ao todo, a escuderia já venceu quatro corridas em 2024 e busca a aproximação da vice-líder de construtores RBR, para quem tem apenas oito pontos de desvantagem.
Para o público local, o maior desfalque no top 10 do grid no Autódromo Hermanos Rodríguez foi Sergio Pérez. Único mexicano da F1 atual, o piloto da RBR largará apenas em 18º, sua pior posição inicial nas nove vezes em que já correu na prova latina. Outra ausência sentida foi a de Oscar Piastri, que deixou Lando Norris sozinho no top 10 por exceder limites de pista e largará apenas em 17º.
Veja a classificação atualizada da F1 em 2024
Fernando Alonso, que disputa neste fim de semana seu 400º GP da carreira, será mais um ausente no top 10 deste domingo: uma batida de Yuki Tsunoda o forçou a abortar sua volta rápida no Q2, relegando-o apenas ao 13º lugar.
Resultado
Carlos Sainz (Ferrari)
Max Verstappen (RBR)
Lando Norris (McLaren)
Charles Leclerc (Ferrari)
George Russell (Mercedes)
Lewis Hamilton (Mercedes)
Kevin Magnussen (Haas)
Pierre Gasly (Alpine)
Alexander Albon (Williams)
Nico Hulkenberg (Haas)
Yuki Tsunoda (RB) – Q2
Liam Lawson (RB) – Q2
Fernando Alonso (Aston Martin) – Q2
Lance Stroll (Aston Martin) – Q2
Valtteri Bottas (Sauber) – Q2
Franco Colapinto (Williams) – Q1
Oscar Piastri (McLaren) – Q1
Sergio Pérez (RBR) – Q1
Esteban Ocon (Alpine) – Q1
Guanyu Zhou (Sauber) – Q1
A largada do GP do México será às 17h deste domingo, no horário de Brasília. O ge segue tudo em tempo real!
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
Q1 – GP do México
F1
Sainz e Norris anotaram as primeiras voltas mais rápidas – com o espanhol, nos pneus médios, assim como o colega Leclerc – até Verstappen surgir restando dez minutos para a bandeirada. Quem chegou mais perto de desbancar o holandês foram Gasly, Hulkenberg e Russell, todos a 0s1 do holandês.
Nos quatro minutos restantes, Norris voltou a liderar com a melhor volta; ao passo em que seu colega da McLaren, Piastri, entrou na zona de eliminação provisoriamente após ter sua volta deletada por limites de pista. O australiano não conseguiu melhorar em tempo de salvar-se rumo ao Q2, assim como o piloto da casa Sergio Pérez, que foi o primeiro a deixar os boxes no início do segmento.
ELIMINADOS
16º FRANCO COLAPINTO (WILLIAMS)
17º OSCAR PIASTRI (MCLAREN)
18º SERGIO PÉREZ (RBR)
19º ESTEBAN OCON (ALPINE)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
Q2 – México
F1
Abrindo o segmento com a melhor volta, Verstappen tinha 0s3 sobre a primeira volta de Sainz, mas não demorou a ser superado pela tentativa inicial de Norris com a mesma diferença. Leclerc fechou só uma volta no segmento, nos dois minutos finais, que lhe valeu o quarto lugar.
A sessão, porém, foi interrompida com uma bandeira vermelha nos últimos 12 segundos, quando Yuki Tsunoda travou os pneus da frente e rodou na curva 12. Alonso, Lawson, Stroll e Bottas ainda estavam em suas voltas rápidas e tiveram que frear devido à sinalização.
ELIMINADOS
11º YUKI TSUNODA (RB)
12º LIAM LAWSON (RB)
13º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
15º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
Q3 – 12 minutos e cinco eliminados
Verstappen fechou a primeira volta na ponta, mas foi superado por Sainz e ainda teve o giro deletado por exceder limites de pista. Com isso, o espanhol tinha a pole provisória com 0s3 de vantagem sobre o colega Leclerc e chegando a deter meio segundo em relação às Mercedes.
No desfecho do segmento, Verstappen e Leclerc não conseguiram alcançar a volta de Sainz. Norris, em seguida, só fez superar Leclerc e assumir o terceiro lugar no grid inicial
Calendário da F1 2024
Infos e horários do GP do México da F1 em 2024
Infoesporte
Post Comment