Ao prefeito que ainda não sei qual é – 27/10/2024 – Becky S. Korich

Minhas colunas são entregues aos sábados e me aproveito do fato de ainda não saber quem será o nosso novo Prefeito. Portanto, escrevo esse texto com total isenção.

Ao candidato que perdeu nos votos, aceite. Valeu o esforço, os pasteis comidos, as crianças abraçadas, os sorrisos forçados. Descanse. Mas por favor, aceite. Não questione as urnas, não faça baderna, não invente desculpinhas, isso é vexatório. Aceite com dignidade e respeite a vontade da maioria, principalmente pelo bem dos que votaram em você. E, por amor à São Paulo, não jogue contra. A baixaria dos debates já foi o suficiente. Seja humilde.

Ao Prefeito eleito, seja igualmente humilde. O jogo não está ganho, você ganhou uma primeira prova de uma maratona. Não se esqueça que você tem a rejeição de grande parte da população.

Prefeito, não sei se votei em você ou no seu adversário, a essas alturas isso pouco importa. Para você, isso também não deve importar. Você foi eleito pela maioria, mas está a serviço de todos, inclusive os que não votaram em você.

Portanto, pratique o princípio número um de uma democracia: governe para todos, cuide igualmente dos que te elegeram e dos que apostaram no seu adversário.

A nós, que votamos em você, não nos decepcione. A nós, que não votamos em você, nos convença de que erramos na escolha.

Prefeito, não comece a exercer o cargo já fazendo campanha para as próximas eleições, ainda que você aspire outros cargos públicos. Estamos cansados de viver uma eterna campanha. Fazer um bom governo é a campanha mais honesta e eficaz que você pode fazer.

Cuide da sua saúde, Prefeito. Queremos você forte e cheio de energia. Mas cuide também da saúde dos mais necessitados, dos que não têm plano de saúde e que dependem dos serviços públicos. Priorize os postos de saúde. Acabe com as filas. Além de humilhante, isso mata.

Entre a São Paulo da periferia e a do centro há um abismo de necessidades. Suba morros, desça vielas, conheça os caminhos menos óbvios. Ande de ônibus de vez em quando na hora do rush.

Surpreenda-nos! Trabalhe com lisura, não se aproprie de nenhum centavo que não tenha direito. Prometa coisas realizáveis e surpreenda-nos ao entregá-las. Surpreenda-nos melhorando o transporte público, nos garantindo ciclovias decentes, tapando os buracos, planejando a acessibilidade de cada bairro.

Você já prometeu muito, basta cumprir o que prometeu. Não faça promessas vazias, não minta, não despreze a nossa inteligência. Saiba como se relacionar com o Governador e o Presidente, mesmo que não compartilhe da mesma ideologia. A sua ideologia tem que ser uma só, independente de siglas: nosso bem-estar.

Seja um bom influencer, um coach de verdade, seja uma referência para os seus colegas tendo de uma visão ecológica. Garanta áreas verdes e não as abandone, preserve-as.

Já que São Paulo não tem lindas praias e um lindo cenário, aproveite o que de melhor o asfalto pode nos dar, para que todos tenham a chance e a oportunidade de trabalho. São Paulo pode ser uma cidade de oportunidades para todos.

Esse sim será um lindo cenário.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Post Comment

You May Have Missed