5 sinais de que você se tornou um viciado em celular
Ser um viciado em celular pode trazer uma dependência às pessoas, pois atualmente os celulares são cada vez mais importantes em nossas vidas.
Os telefones celulares se tornaram parte indispensável da nossa vida diária, mas às vezes a dependência deles pode ser grande e ter efeitos negativos. Especialistas alertam que o vício em telefones celulares pode ser destrutivo e muito mais difundido que outros vícios.
Desde a deterioração da saúde mental até sintomas de abstinência, há pelo menos cinco sinais que nos alertam que podemos estar usando o celular mais do que deveríamos.
Quais são os cinco sinais de um viciado em celular?
1) Tempo que passamos ao telefone
Um dos principais critérios para ser considerado um viciado em celular é o que pesquisadores chamam de “tolerância”. O vício em smartphones pode ser comparado em cocaína ou maconha e que precisa de uma dose cada vez maior.
O aumento do tempo gasto com o dispositivo aumenta o risco do comportamento passar de um uso problemático para um vício completo. Um estudo de 2023 descobriu uma “associação significativa” entre o vício em smartphones e o gasto de mais de quatro horas por dia com os dispositivos.
2) Como isso afeta nossa vida
O maior sinal que se está viciado em celular é a forma como o tempo que passamos online afeta o resto de nossas vidas. Os psicólogos dividem isso em dois fatores diferentes: saliência e conflito.
A proeminência significa que nosso telefone, ou o que fazemos com ele, torna-se a coisa mais importante em nossas vidas. Enquanto isso, o conflito significa que o que fazemos com o telefone começa a atrapalhar outras áreas da nossa vida.
3) Por que usamos nossos telefones
Outro sinal importante de dependência é o motivo pelo qual as pessoas usam seus telefones. Parte do que separa os viciados dos usuários problemáticos é que os viciados usam seus hábitos como uma forma de alterar seu humor.
4) Como isso afeta nossas mentes
As pesquisas demonstraram que o viciado em celular pode ter um impacto significativo na saúde mental. Pesquisas demonstraram que o um viciado em em celular também tem um impacto significativo na saúde mental das pessoas.
Os pesquisadores descobriram que os jovens de 16 a 18 anos que relataram o uso problemático do celular tinham duas vezes mais chances de sofrer de ansiedade e quase três vezes mais chances de sofrer de depressão.
5) Como isso afeta nosso corpo
Os efeitos de um viciado em celular se estendem também causar sintomas físicos de abstinência. Em um nível fisiológico é possível ter náuseas, mãos suando, cólicas estomacais, coisas que você encontraria em vícios mais tradicionais.
Embora isso possa parecer estranho, agora há cada vez mais evidências de que os chamados “vícios comportamentais”, como o jogo, podem desencadear esses efeitos físicos.
Post Comment