Jorginho Mello estará em Itajaí para mais um passo

Mais um passo será dado nesta terça-feira (29), para o encaminhamento do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis): o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará em Itajaí às 11h para assinatura do protocolo de intenções do projeto.

A assinatura será na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que contempla todas as cidades envolvidas no plano de mobilidade.

Projeto de túnel entre Itajaí e Navegantes é apresentado – Foto: PROMOBISProjeto de túnel entre Itajaí e Navegantes é apresentado – Foto: PROMOBIS

Com a assinatura deste protocolo, o Governo do Estado se dispõe a:

  • Aportar recursos no projeto para cooperar com os municípios nas desapropriações e obras necessárias;
  • Conceder as outorgas e/ou delegações para a operação do transporte coletivo entre os municípios da região;
  • Organizar o processo de PPP do túnel entre Itajaí e Navegantes.

“Na prática, a entrada do Governo Estadual no projeto traz maior agilidade e dinamismo para que se atinjam os objetivos com mais celeridade”, disse ao ND Mais o engenheiro e coordenador da Unidade de Coordenação do Projeto, João Luiz Demantova.

Sobre o Promobis

O projeto visa desenvolver uma rede integrada de mobilidade e transporte público nos 11 municípios da Amfri (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo).

PROMOBIS deve melhorar significativamente mobilidade urbana entre cidades do Litoral Norte Catarinense. – Foto: Divulgação/AMFRIPROMOBIS deve melhorar significativamente mobilidade urbana entre cidades do Litoral Norte Catarinense. – Foto: Divulgação/AMFRI

Entre as grandes novidades previstas no Promobis, está um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, o primeiro sistema de BRT (bus rapid transit) da região, exclusivamente com ônibus elétricos, e um programa de mobilidade ativa em Balneário Camboriú.

Obras devem iniciar em 2025

Em abril, o Banco Mundial aprovou empréstimo de US$ 90 milhões (R$ 460 milhões em cotação para o real) para dar prosseguimento ao projeto.

Na época em que o crédito foi aprovado, o ND Mais conversou com Demantova, que disse que as primeiras obras devem iniciar em 2025. Já a execução do túnel, em 2026.

“O Promobis segue o seu curso. Atualmente estamos em cumprimento da documentação junto ao Governo Federal (STN – PGFN e Casa Civil) para a assinatura do financiamento que já está definitivamente aprovado pelo Banco Mundial. A previsão é que a assinatura ocorra em março/2025 e as contratações já a partir de abril do próximo ano”, conclui Demantova.



Post Comment

You May Have Missed