uma forma mais barata e com menos efeitos colaterais

Em vez de engolirem o hormônio feminino em altas doses duas ou três vezes ao dia, as participantes consumiram, ao longo de todo o ciclo, uma única caixa de gel no valor aproximado de 50 reais, preço que chega a ser seis vezes menor que o tratamento por vial oral. As queixas de efeitos colaterais diminuíram um bocado e todas as mulheres do estudo produziram óvulos aptos a serem fertilizados — sucesso que, no caso, não tem a ver com quantidade e qualidade, mas com uma questão de ficarem prontos na hora certa.

Por que ninguém cogitou isso antes? “Porque, por via vaginal, os níveis do hormônio na circulação acabam sendo bem menores e todos achavam que não seriam o suficiente”, explica o doutor Antunes. Mas estavam enganados.

Como são obtidos os óvulos

Para entender o papel da progesterona, saiba que essa fase — a de obter óvulos — tem mais de uma etapa. Na primeira delas, é preciso estimular o crescimento de muitos fóliculos, microscópicas estruturas que guardam, cada uma delas, um óvulo. “Imagine os ovários como se fossem este pote de balas à minha frente”, me pede o doutor Antunes. “Encho a mão delas, mas terei de escolher uma só no final.”

Na verdade, todo bebê do sexo biológico feminino já nasce com o “pote cheio”, isto é, com todos os seus óvulos, que vão diminuindo com o tempo. A cada mês, em um período específico do ciclo menstrual, milhares deles entram em uma disputa por moléculas de FSH ( o hormônio folículo estimulante) e LH (o hormônio luteinizante), produzidos pela hipófise, no meio do cérebro. “Só que essa glândula secreta uma quantidade bem pequena dos dois”, explica o o médico. Aí, lógico, o pega-pega hormonal fica acirrado.

Os folículos que têm mais receptores para a dupla crescem mais. Crescendo, ganham vantagem competitiva, isto é, ganham mais receptores, podendo captar ainda mais hormônio e deixando os adversários para trás. “Na reta final, a tendência é um folículo dominar completamente os outros, que vão morrendo”, conta o doutor Antunes. Às vezes, até acontece um empate. Quando nascem gêmeos de óvulos diferentes é sinal de que houve dois vencedores na disputa.



Post Comment

You May Have Missed