Faculdade de Medicina promove Halloween Patológico

Uma iniciativa mais que criativa promete movimentar o Dia das Bruxas, celebrado em 31 de outubro, no Corredor Central e na Concha Acústica, da Cidade Universitária. O evento Halloween Patológico é promovido por meio do projeto de extensão coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina (Famed) Marcel Arakaki Asato.

“Funcionará como uma feira de ciências na qual os alunos irão apresentar aspectos microscópicos das doenças na forma de fantasias de Halloween. E irão explanar ao público externo sobre as doenças”, explica.

Segundo o professor, cerca de 200 estudantes do Curso de Medicina devem participar do evento que começa às 16h. Até às 20h, o público vai conferir exibições criativas de doenças em uma perspectiva diferente e fantasias que desvendam os complexos aspectos da medicina e da patologia.

Marcel teve a ideia quando esteve em um estágio em São Francisco, nos Estados Unidos, e notou que no Dia de Halloween todos os membros da comunidade universitária iam fantasiados para a instituição. Os objetivos principais da atividade são: enriquecer o ensino da patologia, estimular a aprendizagem ativa, promover a interação comunitária e contribuir para a conscientização em saúde. “Vamos proporcionar uma vivência única para a comunidade universitária e para alunos da Educação Básica, profissionais de saúde, quem tiver curiosidade e vir até a UFMS. É uma oportunidade para conferir os mistérios dos aspectos microscópicos das doenças, por meio da educação e da arte”, destaca.

O Halloween Patológico contará ainda com a participação da Liga Acadêmica de Saúde da Família que oferecerá as seguintes ações: aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corpórea, medida de saturação de oxigênio, avaliação da goniometria (medição da amplitude do movimento das articulações do corpo) e orientações sobre saúde mental. Mais informações podem ser obtidas no perfil do projeto nas mídias sociais.

Texto: Vanessa Amin



Post Comment

You May Have Missed