Podcast: as celebridades que apoiam Kamala e Trump – Folha – 30/10/2024 – Podcasts

A menos de uma semana da votação para a Presidência dos Estados Unidos, uma série de notícias pôs em evidência uma das grandes estratégias de Kamala Harris e Donald Trump para mobilizar eleitores a votar: o apoio de celebridades, empresários e influenciadores aos candidatos.

Com as pesquisas —nacionais e nos estados-pêndulo— indicando um cenário de empate técnico e resultado imprevisível, os partidos Democrata e Republicano parecem ter reforçado essa tática. Kamala e Trump têm dado entrevistas a podcasts especializados e contado com a presença de figuras como Beyoncé e Elon Musk em eventos de campanha.

Se não são propriamente uma novidade, esses endossos têm ficado de alguma forma mais sofisticados, ao buscar o engajamento de apoiadores em determinados nichos do eleitorado, por exemplo. Ao mesmo tempo, a disputa acirrada mostra as linhas tênues dessa estratégia: piadas racistas do comediante Tony Hinchcliffe sobre Porto Rico em um comício de Trump levaram o republicano a ter que se explicar.

O Café da Manhã desta quarta-feira (30) debate a eficiência do apoio de celebridades a políticos em campanha, discute o poder desses endossos de furar bolhas e analisa desde quando e por que política e cultura pop andam juntas nos EUA. O podcast entrevista Thiago Soares, coordenador do grupo de Comunicação, Música e Cultura Pop da Universidade Federal de Pernambuco, e Fábio Malini, professor de novas mídias da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Laboratório de estudos sobre internet e ciência de dados.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.



Post Comment

You May Have Missed