Qual a melhor forma de reposição de carboidratos intratreino?
Nutricionista Cris Perroni detalha estudos que compararam gel, bebida e barra A indústria oferece diversas formas de repositores de carboidratos para serem usados principalmente durante o treinamento em atividades de endurance (de 1h a 4h) e ultraendurance (acima de 4h).
Existe diferença para o desempenho esportivo na forma de apresentação: gel, bebida ou barra energética?
Qual a melhor forma de reposição de carboidratos intratreino?
iStock
Estudo realizado por Pfeiffer e colaboradores (2010) com ciclistas utilizando repositores de carboidratos em gel e na forma de bebida, ambos diluídos com água na mesma proporção, contendo glicose e frutose (na proporção 2:1), mostrou efetiva taxa de oxidação dos carboidratos. Não existindo diferença se foi suplementado em gel ou bebida.
Outro estudo do mesmo grupo com ciclistas (2010), comparando repositores de carboidratos sólidos e líquidos, barras energéticas com bebidas, na mesma proporção de glicose e frutose (2:1 respectivamente), também mostrou que não houve diferença na taxa de oxidação dos carboidratos.
Durante treinos de longa duração, pode-se misturar os diferentes tipos de suplementos repositores de carboidratos ou utilizar o que for de melhor aceitação, palatabilidade, custo, armazenamento e transporte.
O que retarda a velocidade de digestão, absorção e oxidação desses suplementos é a adição de alimentos ou suplementos fonte de proteínas, gorduras e fibras.
Atenção com misturas mágicas: adicionar chia, aveia, linhaça, pasta de amendoim ou oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) nas “misturas” intra-treino irá dificultar e deixar mais lenta a digestão e a absorção. Pode também causar desconforto gastrointestinal.
Recomendação intra-treino em atividades de endurance e ultra endurance:
Em atividades de 1 a 2 horas de duração, utilize de 30g a 60g de carboidratos por hora;
Acima de 2,5 horas de atividade física, utilize de 60g a 90g de carboidratos por hora; estudos apontam benefício no consumo de até 120g de carboidratos nas atividades de ultra endurance;
Observações:
Mistura de diferentes tipos de carboidratos (frutose, glicose, maltodextrina, palatinose…) favorece a velocidade de absorção;
Suplementos devem ser utilizados/diluídos com água na proporção de 6% a 8% para melhor absorção.
Proteínas – antes ou depois do treino? Nutricionista Cris Perroni tira as dúvidas
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / EU Atleta.
Post Comment