uma análise do atual elenco do Avaí e quem deve deixar o clube
A temporada de 2024 não foi nada positiva para o Avaí em termos de resultados esportivos. Eliminado nas semifinais do Catarinense para o Brusque, atual 11º colocado na Série B e com uma pressão enorme nos bastidores, a reformulação do elenco e planejamento para 2025 tem início antecipado no Sul da Ilha.
A reportagem do Grupo ND realizou uma análise em todas as posições do plantel avaiano, visando possíveis renovações, saídas e uma espinha dorsal que deve ser mantida para a próxima temporada.
Durante a reunião do conselho deliberativo do clube na última segunda-feira, o presidente Júlio Heerdt afirmou que entre 16 e 18 atletas devem deixar o Avaí ao fim da temporada.
O atual elenco conta com 33 jogadores, sendo que 13 atletas possuem contratos para 2025. Confira abaixo, uma lista com as posições e o panorama dos atletas com o desempenho na temporada.
Análise do elenco do Avaí em 2024
Goleiros: César Augusto foi o principal destaque na posição em 2024. Com contrato até o final da temporada, o clube deve tentar uma renovação contratual com o jogador, que fatalmente atrai atenção de outros clubes com a ótima temporada que fez no Avaí. No banco, Igor Bohn possui contrato até 2026 e sofreu com lesões durante a temporada. Otávio e Douglas Friedrich possuem contrato até o fim da temporada e suas renovações são incertas.
Laterais direitos: Posição em que até a chegada de Marcos Vinícius foi um dos problemas do Avaí na temporada. Kevin e Gabriel Dias sofreram graves lesões ainda no início da temporada e perderam praticamente o ano todo. Os dois atletas possuem contrato até o fim da temporada e a chance de permanência é baixa. Gustavo Talles chegou por empréstimo na metade da temporada e quando foi exigido correspondeu, porém teve poucas oportunidades. Certeza mesmo na posição, apenas Marcos Vinícius, que fez excelente Série B e possui contrato até o fim da temporada. Sua permanência é vista com bons olhos, porém possui também interesse de outros clubes pelo ótimo ano.
Laterais esquerdos: Posição em que o Avaí teve poucos problemas durante a temporada. Mário Sérgio foi um dos atletas que manteve uma maior regularidade durante a competição e possui contrato até o fim de 2025. Na reserva, Natanael foi pouco utilizado, porém não demonstrou bom futebol nas vezes em que foi acionado. O reserva na temporada possui contrato até 2025 e sua permanência deve ser reavaliada.
Zagueiros: A zaga foi um dos pilares do Avaí na temporada. Com boas atuações defensivas, Tiago Pagnussat possui contrato até junho de 2025. Já Gustavo Vilar que também fez uma Série B de destaque tem contrato se encerrando ao fim da temporada. Gustavo e Tiago formaram uma boa dupla de zaga que poderia fazer parte da espinha dorsal para o próximo ano. Na reserva, todos atletas menos utilizados possuem contrato terminando ao fim da temporada. Alan Costa, Roberto e Jonathan Costa tem seu vínculo encerrado ao fim do ano, e apenas o último deve ser procurado para uma possível renovação.
Volantes: Willian Maranhão foi o volante mais utilizado durante a temporada, sendo até improvisado como lateral-esquerdo em algumas oportunidades. Possui contrato até o fim de 2025 e deve permanecer no Sul da Ilha. Principal destaque não só na posição, mas também do Leão na temporada, Zé Ricardo tem vínculo até o fim da temporada, e é um jogador muito interessante também para o próximo ano. Pedro Castro foi muito utilizado em determinados momentos da temporada, porém decaiu de rendimento e perdeu espaço com a chegada de Rodrigo Santos. Possui contrato até o final do ano e sua permanência é pouco provável. Rodrigo por exemplo, chegou por empréstimo do Maringá e agradou o técnico Enderson Moreira, onde uma renovação deve ser tentada pelo Avaí junto ao clube paranaense. Dos menos utilizados, Judson até teve boas oportunidades porém foi aquém do Judson já conhecido outrora na Ressacada, sofrendo com frequentes lesões. Possui contrato até junho de 2025. Já Ronaldo Henrique, começou a temporada sendo bastante utilizado e como tempo perdeu espaço, ficando até de fora de relações para jogos. O volante tem vínculo com o clube até o fim de 2025 e uma rescisão contratual não está descartada.
Meias: Giovanni foi o meia mais utilizado durante a temporada, alternando entre bons e maus momentos. O camisa 8 avaiano é visto internamente como uma liderança e possui contrato até o fim de 2024. Uma renovação deve ser tentada por parte do Avaí, que pode encontrar problemas na questão salarial do jogador. Os restantes dos meias foram decepções em 2024. Começando por João Paulo, que até teve bons momentos na temporada, mas após a saída de Dal Pozzo não se encontrou mais com a camisa do Avaí e vem ficando de fora até do banco de reservas. O atleta possui contrato até o fim de 2025 e deve ser mais um dos que a diretoria buscará uma rescisão. Além de João, o meia Jean Lucas também não desempenhou na temporada com a camisa do clube. Com problemas frequentes de lesões e também extracampo, o jogador é mais um que perdeu muito espaço, sendo que possui contrato até o fim de 2026. Por fim, Andrey teve uma temporada em que foi emprestado ao Náutico e retornou no final da Série B, tendo boas atuações. Possui contrato até o o final da temporada 2025 e permanecerá no clube.
Atacantes: Principal contratação do Avaí na temporada e também principal decepção, o centroavante Vagner Love disputou até o momento 20 jogos pelo clube marcando apenas dois gols. Love possui contrato até o fim do catarinense e seus resultados não são vistos com bons olhos internamente. Quem também possui contrato longo com o clube é o atacante Maurício Garcez, com vínculo até 2027. Garcez vive um péssimo momento com a camisa do clube, sendo que não foi relacionado para jogos na Ressacada em função da pressão da torcida. O atacante Hygor possui vínculo com o clube até o fim de 2025 e foi quem mais entregou dentro de campo na temporada. Mesmo sofrendo com lesões, o atacante deve permanecer na Ressacada. Afastado em determinado momento da temporada, William Pottker possui contrato até o fim de 2025 e é outro jogador que vem sendo mais utilizado ao fim da temporada como forma de ‘teste’. Dos atacantes que possuem contrato até o fim de 2024, Pedrinho está no Avaí por empréstimo do Ceará e existe um interesse do clube na renovação com o jovem, mesmo que tenha perdido espaço durante o ano. Outro jovem que vem recebendo oportunidades e correspondendo é Gaspar, atleta oriundo das categorias de base do clube. O Leão possui interesse na renovação contratual do atleta, que é vista com bons olhos. Por fim, Ademilson e Gabriel Barros não desempenharam durante o ano e tem vínculo com término ao fim da temporada, sendo dois jogadores que provavelmente deixarão o Estádio da Ressacada.
Post Comment