Blumenau investe em ações de sustentabilidade e conscientização sobre descarte de lixo
Separar corretamente os resíduos em casa é um hábito simples e essencial para contribuir com a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental. Quando descartamos corretamente materiais como plástico, vidro, papel e metal, facilitamos o processo de reciclagem e evitamos que esses itens se acumulem em aterros sanitários, onde podem levar anos ou até séculos para se decompor.
Além disso, a separação adequada dos resíduos orgânicos permite que sejam transformados em compostagem, resultando em um fertilizante natural que pode ser usado em hortas e jardins. Cada pequena ação de separação correta contribui para um ciclo de reaproveitamento mais eficiente e reduz a poluição do solo e da água.
Aprender técnicas que contribuem para a redução do impacto ambiental é outro passo importante. Práticas como a compostagem caseira, a redução do uso de descartáveis e o reaproveitamento de materiais são formas eficazes de minimizar o volume de resíduos gerados diariamente.
Muitos produtos do nosso cotidiano podem ser substituídos por alternativas mais sustentáveis e reutilizáveis, como ecobags e garrafas de vidro, por exemplo, o que diminui o consumo de plástico. Ao adotar essas técnicas, cada pessoa pode ajudar a proteger o meio ambiente, promovendo uma vida mais consciente e sustentável.
Desde 2019, quando o programa foi instituído, mais de 2 mil estudantes de 26 escolas de Blumenau já se formaram e ganharam o título de “Amigos da Água”. Entre as lições que eles aprendem no PES está a importância da compostagem. Ao integrarem o programa, eles veem como é possível reaproveitar o descarte de resíduos orgânicos.
“Levamos conhecimento de forma bem lúdica, até porque são crianças a partir dos 4 anos. Trabalhamos com as crianças 4 pilares. Falamos sobre poluição da água, de desperdício a partir do tópico sobre resíduos sólidos e orgânicos. Também abordamos as temáticas esgoto sanitário e drenagem”, explica Leila Maria Menestrina.
Educar as crianças hoje para transformar adultos mais conscientes amanhã é um dos propósitos da parceria firmada entre o Samae Blumenau e as escolas públicas do município. Está em processo de licitação a contratação de 100 ecopontos que serão instalados em algumas escolas da rede municipal. A expectativa é de que o projeto seja concluído até o final deste ano.
“Na escola a gente já vai ensinar o que é mundialmente a coleta seletiva. Os ecopontos terão a coleta do metal, do plástico, do papelão e do vidro. Assim, a criança aprende e leva esse conhecimento para a sua casa”, destaca Leila.
Mas educar crianças sobre a importância de reciclar, poupar água e dar o destino correto ao lixo pode – e deve – ser uma proposta educativa da família e da comunidade. Abaixo, seguem algumas dicas.
Sobre reciclagem
- Atividades lúdicas: use jogos e atividades manuais para ensinar sobre reciclagem, como classificar materiais recicláveis em “postos de coleta” improvisados.
- Projetos de reciclagem: incentive a criação de artesanatos ou brinquedos a partir de materiais recicláveis, mostrando que objetos descartados podem ter novas utilidades.
- Histórias e livros: leia histórias que abordem a reciclagem e o impacto do lixo no planeta para que eles aprendam de forma envolvente.
- Desafios e competição: crie desafios semanais de quem consegue reciclar mais, com recompensas simbólicas, para tornar a prática divertida.
Sobre economia de água
- Demonstrações visuais: mostre o volume de água usado em ações diárias, como escovar os dentes, incentivando a fechar a torneira quando não estiver usando.
- Relógios e temporizadores: temporizadores durante o banho ajudam a reduzir o tempo e a consciência sobre o uso da água.
- Hortas caseiras: incentive o cuidado de plantas e ensine sobre a reutilização de água, como a água da chuva, para regá-las.
Sobre o destino correto do lixo
- Separação de lixo em casa: Envolva as crianças na separação de resíduos orgânicos e recicláveis para que entendam desde cedo o processo.
- Visitas educativas: Planeje visitas a centros de reciclagem ou estações de tratamento de resíduos para que vejam como o lixo é tratado.
- Conversas sobre impacto ambiental: Explique de maneira simples como o descarte incorreto de lixo prejudica a natureza e os animais.
- Criar o hábito de limpeza em locais públicos: Incentive as crianças a recolherem o lixo em praças e parques para reforçar o valor de manter os espaços limpos.
Como funciona o serviço de coleta de lixo em Blumenau
Só no primeiro semestre deste ano foram coletadas pouco mais de 49 mil toneladas de resíduos da coleta convencional e seletiva em Blumenau, segundo dados do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).
A coleta de lixo em Blumenau é organizada para atender de forma eficiente às necessidades de destinação correta de resíduos da população. O serviço é dividido em coleta de lixo comum e coleta seletiva, com rotas específicas e dias programados para cada bairro. O lixo comum, que inclui resíduos não recicláveis e orgânicos, é recolhido regularmente e levado a aterros sanitários onde passa por um processo de descarte adequado, minimizando o impacto ambiental.
A coleta seletiva é realizada para materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro. Esse sistema permite que esses itens sejam reaproveitados, evitando que se acumulem em aterros. Além da coleta porta a porta em dias específicos, Blumenau conta com PEVS (Pontos de entrega voluntária) em vários locais da cidade, onde os moradores podem levar materiais recicláveis e resíduos especiais, como eletrônicos e pilhas. O município investe em campanhas de conscientização e incentiva a população a participar ativamente da separação dos resíduos para garantir um ambiente mais limpo e sustentável.
A coleta convencional ocorre três vezes por semana nos 35 bairros da cidade. Já a seletiva acontece uma vez por semana em cada bairro. A separação correta assegura a destinação de cada tipo de resíduo. O material da coleta convencional é transportado para um aterro sanitário em Brusque, onde é tratado de maneira adequada, garantindo a proteção do meio ambiente. Já os resíduos da coleta seletiva passam pela triagem de uma empresa especializada em Gaspar.
Para quem tem itens volumosos para descartar, como móveis e eletrodomésticos, o Samae e a Racli oferecem um serviço de coleta especial com calendário pré-determinado. A logística de recolhimento de lixo eletrônico deve ser feita de modo ativo.
Os cidadãos devem procurar os comércios dos bairros que fazem a coleta e oferecem encaminhamento para o descarte adequado deste tipo de material.
O Samae Blumenau também tem um canal direto pelo WhatsApp para quem tem dúvidas, críticas ou sugestões envolvendo a coleta de resíduos em Blumenau. Basta enviar uma mensagem por WhatsApp para o número (47) 99997- 6941.Para saber mais sobre as ações voltadas ao meio ambiente em Blumenau clique aqui.
Post Comment