Famosos se despedem de Arthur Moreira Lima: ‘Eterna melodia’

Logo - ND Mais

Famosos lamentaram a morte de Arthur Moreira Lima, pianista com uma carreira de mais de 70 anos. Ele faleceu na noite desta quarta-feira (30), em Florianópolis, após um ano lutando contra um câncer de intestino.

Foto mostra Arthur Moreira Lima apoiado sobre um pianoArthur Moreira Lima é um dos maiores nomes do piano brasileiro – Foto: Divulgação/ND

Após a morte ser confirmada por familiares, amigos e fãs do pianista se despediram de Moreira Lima nas redes sociais.

“O Brasil perde Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do seu tempo e que adotou Santa Catarina como seu lar. Um artista que viajou o mundo e dedicou a vida a levar a música clássica a todos os cantos do país, encantando corações e mentes com seu talento único. Obrigado, Arthur”, lamentou o governador Jorginho Mello (PL).

“Que triste. Minha solidariedade aos familiares e amigos do grande pianista Arthur Moreira Lima que partiu hoje”, escreveu Ana Prestes, socióloga, cientista política e escritora.

“Inesquecível Arthur Moreira Lima, considerado o maior intérprete de Frederic Chopin, genial compositor polonês, conhecido por seus extraordinários concertos de piano e orquestra. Arthur Moreira Lima soube como ninguém interpretar fielmente a obra de Chopin”, homenageou o comentarista Gerd Wenzel.

Políticos lamentam morte do pianista, que era militante do PSB

Arthur era filiado e militava no PSB, partido fundado pelo seu tio em 1947, Filipe Moreira Lima, também lamentaram a morte do artista.

“Militante do PSB, o pianista deixa um legado não apenas musical, mas humano – um lembrete do poder que cada um de nós tem de compartilhar beleza e significado com o mundo”, deputado estadual do Maranhão, Carlos Eduardo Lula (PSB-MA).

“Considerado o gênio do piano, Arthur Moreira Lima deixa uma importante contribuição para a democratização da música erudita no Brasil. O pianista também se destacou como ativista político e fazia parte dos quadros do PSB. Sentimos muito a sua partida!” publicou o perfil PSB na Câmara.

“O Brasil perdeu um grande pianista com o falecimento de Arthur Moreira Lima. Os meus sentimentos a família, amigos e admiradores” disse Roberto Freire, ex-deputado federal.

Em sua publicação, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), disse que Moreira Lima é uma “lenda da música erudita brasileira”.

“Sua trajetória notável e paixão pelo piano deixam um legado eterno na cultura brasileira, inspirando músicos e admiradores da arte em todo o mundo. Nossos sentimentos de solidariedade aos familiares, amigos e a todos que se emocionaram com suas apresentações inesquecíveis. Que sua memória seja uma eterna melodia em nossos corações.”

Maestro Jeferson Della Rocca e o pianista Arthur Moreira Lima – Foto: Léo Morroni/Divulgação/NDMaestro Jeferson Della Rocca e o pianista Arthur Moreira Lima – Foto: Léo Morroni/Divulgação/ND

Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas brasileiros da história

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Moreira Lima compõe a lista dos maiores pianistas brasileiros. Sua carreira é vasta, repleta de prêmios e de concertos nas principais casas de espetáculos do mundo.

Com mais de 60 discos gravados, o pianista tocou com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia e com as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, a BBC de Londres e a National da França.

Ele morava em Florianópolis desde 1993. Em 2003, ganhou o título de Cidadão Honorário da capital catarinense.

Uma das suas últimas aparições foi em setembro deste ano, em uma cerimônia que participou de maneira virtual na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Na ocasião, Moreira Lima foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela UFRJ por sua excelência artística e papel na popularização da arte.

“Pelé do piano”

Com uma carreira internacional que inclui gravações nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia, Moreira Lima conquistou o coração da crítica nos lugares por onde passou, sendo considerado um extraordinário intérprete do repertório romântico e autor de performances virtuosas.

A revista La Suisse o chamou de o “Pelé do piano”. Já a crítica estadunidense elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, enquanto o crítico londrino Dominic Gill, do Financial Times, afirmou que “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar”.



Post Comment

You May Have Missed