MEC cria concurso unificado para profissionais de escolas públicas
O MEC (Ministério da Educação) anunciou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (31) que deve fazer uma prova única para ajudar estados e municípios a selecionar professores para a rede pública de educação. A prova foi apelidada de “Enem dos professores”.
Embora cada estado e município seja responsável pelos concursos, o objetivo do MEC é ajudá-los a selecionar professores. Para o ministério, os entes federados, principalmente municípios pequenos, têm dificuldades em realizar provas, o que leva ao aumento de contratações temporárias.
“A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos”, disse Leonardo Barchini, secretário executivo da pasta.
De acordo com Barchini, os estados e municípios poderão escolher a melhor forma de usar a avaliação elaborada pelo MEC e poderão, inclusive, seguir com os próprios concursos.
“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso. Então, diria que o maior incentivo que o estado e município poderia ter, além de uma boa seleção e a garantia de uma boa prova, realizada pelo Ministério, é essa questão de poder aderir gratuitamente e de poder economizar recursos para utilizar em outras fontes”, ressaltou.
Além do Enem dos Professores, as ações para valorizar esses profissionais incluem também um “pé-de-meia” para apoiar estudantes de licenciaturas. Todas as medidas devem ser anunciadas oficialmente em novembro.
*Com informações da Agência Brasil.
Post Comment